A GM quer dar o salto. Os motores de combustão interna têm seus dias (ou melhor, anos) contados e a GM coloca o foco no carro elétrico. Na mira está a Tesla, a atual protagonista nos EUA e no mundo no que diz respeito aos carros de emissão zero.
E o próximo movimento acontecerá em 17 de novembro, na reunião de investidores, onde a CEO Mary Barra planeja delinear um plano de que o programa de veículos elétricos da GM será lucrativo a partir de 2025, mesmo ano em que a GM pretende vender 1 milhão de carros movidos a bateria.
Como isso será possível? Graças, sobretudo, à marca Chevrolet, destinada ao mercado de massa. A partir do próximo ano, a Chevrolet começará a vender uma picape Silverado movida a bateria e os SUVs elétricos Blazer e Equinox, ambos confirmados para o Brasil, a um preço competitivo. Enquanto isso, a GM espera ser capaz de vender cerca de 44.000 veículos elétricos nos EUA este ano.
O impulso de Barra sobre veículos elétricos, como explicado pelo Automotive News, citando fontes próximas à alta administração da empresa, é a parte mais importante do plano que a GM anunciou no ano passado para dobrar as receitas até 2030, elevando-as para cerca de US$ 280 bilhões (no ano passado, a Tesla obteve US$ 5,5 bilhões em lucro líquido vendendo apenas veículos elétricos).
O esforço baseia-se na crescente quota de mercado através da criação de uma linha de veículos elétricos a serem vendidos em paralelo com os modelos de combustão interna. A empresa também buscará obter novas receitas de serviços relacionados a software e sua unidade de veículos autônomos Cruise.
Chevrolet Equinox EV
A GM está trabalhando duro para converter sua vasta rede de fábricas e fornecedores para deslocar a Tesla de sua posição dominante no setor de veículos elétricos. De acordo com o analista do Bank of America, John Murphy, a GM poderia ultrapassar a Tesla em vendas de veículos elétricos já em 2025, porque nesse momento seria capaz de oferecer mais modelos do que a concorrência e com um volume unitário muito maior.
Enquanto isso, enquanto a GM espera que seu programa de veículos elétricos comece a gerar lucros dentro de três anos, os modelos movidos a bateria têm e ainda terão margens mais baixas do que os veículos de combustão interna. Estes lucros continuarão a financiar o desenvolvimento de veículos com emissões nulas.
Chevrolet Silverado EV
Mary Barra, durante a conferência de imprensa em outubro, tinha antecipado que a 17 de novembro o presidente da GM, Mark Reuss, também participaria na apresentação do plano; o diretor financeiro, Paul Jacobson; o gerente de desenvolvimento de produtos Doug Parks e o gerente de negócios de van de entrega elétrica BrightDrop da GM, Travis Katz.
Parks deve explicar como a GM aumentará a densidade de potência de suas baterias Ultium e se elas realmente serão 60% mais baratas do que as do Chevrolet Bolt. A segunda geração de baterias Ultium, que entrará em produção nos próximos anos, deverá reduzir os custos em mais 40%.
A GM e a parceira LG Energy Solution Inc. abriram a primeira fábrica Ultium em Lordstown, Ohio, em agosto. A fábrica produz células de bateria para a picape Hummer EV e o SUV Cadillac Lyriq. A segunda fábrica de baterias será inaugurada no próximo ano em Spring Hill, Tennessee.
No Brasil, já estão confirmados os modelos Equinox e Blazer totalmente elétricos, programados para serem lançados entre 2023 e 2024. Ambos são baseados na nova plataforma Ultium, que dará origem a vários novos veículos elétricos da Chevrolet e de outras marcas da GM.
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