page ad skin

Kawasaki confirma o lançamento de duas motos elétricas no Brasil

Apresentadas no Salão de Milão, os modelos Kawasaki Ninja EV e Z EV chegarão ao país entre o fim de 2023 e o início do ano seguinte

Kawasaki Ninja EV moto eletrica 4

As primeiras motos elétricas da Kawasaki já estão confirmadas para o Brasil. Apresentadas durante o Salão de Milão (EICMA 2022), os inéditos modelos Kawasaki Ninja EV e Z EV chegarão ao país dentro da estratégia global de transição energética da montadora japonesa. 

Segundo uma apuração exclusiva do site Motoo, que entrevistou o presidente mundial da Kawasaki, Hiroshi Ito, as primeiras motos elétricas da marca japonesa chegarão ao país logo após o lançamento mundial, que deve acontecer no segundo semestre de 2023. 

Durante o Salão de Milão, os modelos Kawasaki Ninja EV e Z EV foram apresentados pela primeira vez ao público, ainda na forma de protótipo, ao lado de uma também inédita moto híbrida, a Kawasaki Hybrid EV. Tudo isso, parte de seu novo plano estratégico para alcançar a neutralidade em carbono sob o slogan "Go with Green Power".

No entanto, enquanto aponta para a eletrificação com a apresentação de motos elétricas, a Kawasaki ainda mantém um pé nas motos convencionais, o que significa que a transição energética será algo gradual e a marca ainda terá vários lançamentos de modelos a combustão. 

Kawasaki Ninja EV moto eletrica3

Voltando para os protótipos de motos elétricas Ninja EV e Z EV, a Kawasaki ainda não divulgou todas as especificações, mas logo de cara dá pra ver que elas carregam um pouco da linguagem de design dos modelos atuais a combustão.

Diferentemente da maioria das motos elétricas, os modelos da Kawasaki terão pedal de freio traseiro, e não no manete. Os dados preliminares indicam uma configuração de duas baterias, cada uma com no máximo 3 kWh de capacidade em um pack de 12 kg. 

Considerando que elas serão enquadradas na Categoria A1 da Europa, elas podem ter uma potência máxima de 11 kW (15 cv), o que dará desempenho similar a um modelo a combustão de 125 cc. 

De acordo com Ito, os protótipos devem se tornar modelos de produção disponível para os clientes comprarem em algum momento em 2023. Outro detalhe é que suas baterias serão do tipo removível, podendo ser recarregadas de forma remota - uma solução cada vez mais adotada pelas motos e scooters elétricos. 

Por fim, a moto híbrida Kawasaki Hybrid EV, que ainda não está confirmada para o nosso mercado, deve demorar um pouco mais para estrear, somente em algum momento de 2024. 

Em termos de proposta, as motos elétricas Ninja e Z são pensadas para trajetos urbanos e curtos, enquanto a versão híbrida permite pilotar por distâncias mais longas. No entanto, a Kawasaki não divulgou qualquer informação oficial sobre alcance ou motorização. 

Fonte: Motoo