O novo Nissan Ariya 2023 recebeu a nota mais alta nos testes de colisão e segurança do Euro NCAP. Avaliado na última rodada de testes do órgão europeu, o SUV elétrico da Nissan, que já foi apresentado no Brasil, se destacou pela proteção em vários quesitos aos ocupantes adultos e crianças.
De acordo com o relatório do EuroNCAP, a cabine do Nissan Ariya permaneceu íntegra no teste de impacto frontal. Houve boa proteção dos joelhos, tanto do motorista quanto do passageiro. O SUV elétrico conseguiu demonstrar que um nível semelhante de proteção seria proporcionado aos ocupantes de estaturas diferentes e para aqueles sentados em posições diferentes.
Os testes de impacto com desaceleração e barreira deformável, revelaram que o Ariya obteve um resultado marginal, ou seja, aceitável. No teste de impacto lateral contra barreira rígida, a proteção do tórax do passageiro traseiro foi classificada como marginal, mas a proteção geral foi considerada forma boa ou adequada.
No teste do poste, a proteção do tórax foi classificada como marginal, mesma classificação no teste do efeito chicote após o impacto. Por fim, o órgão mencionou que o Nissan Ariya tem um avançado sistema eCall, que alerta os serviços de emergência no caso de acidente, mas destacou a ausência de um sistema de prevenção de colisão secundária.
Revelado em 2020, o Nissan Ariya foi apresentado no Brasil em agosto, durante o evento Nissan Innovation Week, realizado em São Paulo (SP). Com pretensões globais, o primeiro SUV elétrico da Nissan já consta, inclusive, no cadastro do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Com porte de SUV médio, o Nissan Ariya é bem maior que um Kicks, por exemplo: o veículo elétrico mede 4.645 mm de comprimento e possui entre-eixos de 2.776 mm, o que garante um excelente espaço interno.
O interior é moderno e de linhas limpas, se destacando também pelo painel equipado com duas grandes telas: sistema de entretenimento e quadro de instrumentos (ambas com 12,3"). Há poucos botões (as funções são em sua maioria configuradas na tela e por voz) e bancos com a tecnologia 'gravidade zero'.
O veículo elétrico também conta com o Nissan Intelligent Mobility, o sistema de assistência ao motorista ProPILOT Assist 2.0 e também o e-Pedal. Outro item de série é o pacote Nissan Safety Shield 360, um conjunto de tecnologias de segurança e uma interface que permite que os clientes usem a voz para ajustar as configurações do carro e o veículo ainda inclui a assistente Alexa da Amazon para ajudar os clientes a organizar tarefas.
O Nissan Ariya tem duas opções de propulsão: a primeira possui um motor elétrico de 160 kW (217 cv) e 30,5 kgfm de torque no eixo dianteiro, enquanto a segunda conta com dois motores elétricos para um total de 290 kW (394 cv) e 61,2 kgfm e tração integral e-4FORCE.
As duas variantes podem ser combinadas com os pacotes de baterias de 63 kWh ou 87 kWh. A autonomia na versão com tração dianteira fica entre 450 km e 610 km, dependendo da bateria escolhida. Já com tração integral, este número fica entre 430 km e 580 km, segundo o ciclo de testes no Japão.
Já faz tempo que o Nissan Ariya é cotado para o Brasil. No entanto, a marca japonesa nunca deu uma confirmação oficial ou mesmo datas. Agora, com a exposição do SUV elétrico aqui pela primeira vez, questionamos novamente sobre a data de lançamento e continuamos sem resposta.
O mais novo veículo elétrico da Nissan estava previsto para estrear no final de 2021, mas as entregas só começaram em maio de 2022 no Japão. Agora, o modelo começa a chegar aos principais mercados europeus, seguidos pelos compradores dos EUA, mais para o fim do segundo semestre.
Os seguidos atrasos na fase de lançamento contribuem para a incerteza sobre a data de estreia por aqui, considerando que, na prática, o modelo mal começou a ser entregue aos primeiros clientes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv