O novo Toyota bZ3 foi apresentado ao público pela primeira vez. Baseado na plataforma e-TNGA, o sedã elétrico da Toyota, que tem porte de Corolla, está sendo produzido na China pela joint venture FAW-Toyota e se destaca também pelo uso de baterias da chinesa BYD.
Revelado em imagens oficiais há poucos dias, o Toyota bZ3 é uma das atrações do estande da FAW no Salão Automóvel de Tianjin 2022 e ao vivo deixa ainda mais evidente suas linhas angulosas, em uma versão final que segue fielmente o design proposto pelo conceito.
O visual é um tanto diferente do que estamos acostumados a ver nos modelos da Toyota equipados com motores a combustão, e até mesmo híbridos, como Corolla, Corolla Cross e RAV4, por exemplo.
Medindo 4,72 metros de comprimento (cerca de 9 cm a mais que o Corolla) e com 2,88 metros de entre-eixos, o bZ3 apresenta o formato de design 'tubarão martelo' da série Toyota bZ. Graças a essa concepção, e ao uso das entradas de ar, cortinas de ar, rodas com desenho otimizado e para-choque traseiro em forma de redução da resistência ao ar, o Toyota bZ3 consegue um coeficiente de arrasto de 0,218.
Os faróis têm desenho recortado e se integram com a pequena grade frontal, quase em posição horizontal. Visto de lado, o sedã elétrico é bem arrojado e dinâmico, se destacando pelas maçanetas ocultas (um novo padrão entre os elétricos) teto preto, enquanto a traseira se caracteriza por um desenho mais simples, adotado lanternas horizontais que são interligadas e refletores discretos na parte inferior.
Internamente, o sedã elétrico conta com o sistema Digital Island da Toyota que integra uma grande tela central vertical com um console tipo bandeja. Além do carregamento sem fio, integra funções para conectar smartphones e multimídia, além de ar-condicionado, música, lançamento de porta-malas e outros controles. O controle de voz também faz parte do pacote tecnológico.
O bZ3 é o segundo modelo da linha de veículos elétricos bZ, que teve como primeiro lançamento o SUV elétrico bZ4X, lançado na Europa e nos Estados Unidos, e que deu origem, inclusive, ao irmão gêmeo Subaru Solterra. Nos próximos anos, a família irá crescer, com a chegada de novos carros compactos, SUVs, crossovers e até picapes, todos totalmente elétricos.
Na apresentação, a Toyota destacou que o novo sedã elétrico oferecerá aos clientes uma nova experiência automotiva baseada em três palavras-chave: eletrificado, dinâmico e agradável.
O bZ3 é homologado para atingir uma autonomia de mais de 600 quilômetros, medida no ciclo chinês CLTC, que é mais otimista que o padrão WLTP. E aqui se destaca o trem de força o pacote de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato) de lâmina produzidos pela gigante chinesa BYD. A montadora japonesa destaca a baixa degradação da bateria, com o objetivo de garantir 90% da capacidade mesmo após dez anos de uso.
E no caso da parceria Toyota-BYD, vale destacar que não se trata de uma joint-venture e sim uma colaboração estratégica para o desenvolvimento do veículo elétrico, que foi pensado para o mercado chinês, ao menos nesse primeiro momento.
A Toyota afirma que o bZ3 foi desenvolvido com base no conceito Family Lounge, uma ideia de que "os carros fornecem um espaço para desfrutar do tempo com a família e amigos, em vez de apenas ser um meio de transporte". A montadora diz que o bZ3 oferece um espaço interno coerente e confortável e recursos digitais aprimorados "perfeitamente integrados dentro da cabine para atender às preferências dos clientes".
As especificações completas ainda não foram divulgadas, mas já sabemos que o Toyota bZ3 terá duas opções de potência: 135 kW (183 cv) e 180 kW (244 cv), extraídas de um único motor elétrico que impulsiona o eixo traseiro. O sedã elétrico já está sendo produzido pela FAW Toyota e vendido através da rede de concessionários da joint venture na China.
Fonte/fotos: AutoHome
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