Além da nova geração do Prius, elogiada pelo design futurista e pela pegada tecnológica, a Toyota aproveitou o Salão de Los Angeles para apresentar ao público outra importante novidade: o bZ Compact SUV Concept. Responsável por antecipar detalhes do inédito crossover elétrico da marca, o protótipo segue a identidade de design de outros modelos da família bZ e terá papel estratégico nos planos de eletrificação da marca quando chegar ao mercado.
As linhas gerais estão bastante adiantadas para um modelo ainda conceitual e denunciam que o bZ Compact SUV está com desenvolvimento bastante adiantado. Na dianteira, destaque para o estilo fortemente vincado e esculpido, com faróis recortados e a nova assinatura luminosa da Toyota em evidência (os LEDs ocupam tanto o capô quanto a parte frontal do para-choque com barra horizontal iluminada).
De perfil, o bZ Compact SUV revela teto preto contrastante com a carroceria em cinza, rodas grandes e bem raiadas e fortes vincos na altura das portas. Destaque ainda para as maçanetas dianteiras escamoteáveis (recurso que tem se tornado cada vez mais comum em lançamentos recentes) e traseiras camufladas na coluna. Na parte traseira, chama atenção o caimento diferenciado do teto, bem ao estilo cupê, e as lanternas horizontais ocupando toda a largura da carroceria.
No interior, a abordagem escolhida pela Toyota foi bastante minimalista. O volante é largo e octogonal, com o quadro de instrumentos posicionado logo à frente em tela totalmente digital. A tela do sistema de entretenimento é grande e fica logo ao lado, bem centro da cabine, abrigando na parte inferior alguns botões capacitivos.
Entre os recursos tecnológicos, destaque para o assistente de IA chamado Yui. Os ocupantes podem usar comandos de voz, e o sistema responde com pistas de iluminação de áudio e visual que se movem pela cabine. Detalhes mecânicos não foram revelados.
Ao todo, a Toyota planeja compor a família bZ, puramente elétrica, com cinco modelos. Dois deles já são conhecidos: o SUV bZ4x, já à venda em diversos mercados, e o sedã bZ3, recentemente apresentado na China. O bZ Compact SUV, ao que tudo indica, será o próximo. Aguardemos.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão