A GM está acelerando a transição energética. A montadora norte-americana anunciou nesta semana que sua linha de veículos elétricos irá crescer rapidamente e será rentável em 2025. Durante um encontro com investidores realizado em Nova York, a empresa aumentou sua projeção para 2022 e confirmou que terá capacidade para produzir 1 milhão de veículos elétricos por ano na região em 2025.
O recado para os investidores é de que a empresa também irá ampliar suas oportunidades de receitas com software e ao mesmo tempo reduzir de forma consistente suas emissões de gases de efeito estufa.
"A capacidade da GM de ampliar as vendas de veículos elétricos é o retorno de muitos anos de investimento em pesquisa e desenvolvimento, design, engenharia, manufatura, na nossa cadeia de fornecimento e em uma nova experiência do consumidor com elétricos que foi projetada para ser a melhor da indústria", disse a presidente e CEO da GM Mary Barra.
"Nossa estratégia de lançar elétricos em todas as nossas marcas, segmentos e diferentes faixas de preço nos dá uma incrível alavancagem para aumentar a receita e a participação no mercado. Acreditamos que nossa plataforma Ultium e a integração vertical nos permitirá melhorar continuamente o desempenho e os custos das baterias".
Como já relatamos aqui algumas vezes, a GM irá passar por um rápido processo de transição para os veículos elétricos. Principalmente a partir de 2023, veremos a chegada de uma grande variedade de modelos elétricos em vários segmentos que representam 70% do mercado. E no caso específico da América do Norte, a marca fala em rumar à liderança de VEs, com uma taxa de adoção de 20% em 2025 na região.
E agora falando da linha de veículos elétricos, além dos modelos que já estão no mercado como o Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV, GMC Hummer EV e SUV e Cadillac Lyriq, nos próximos meses chegarão os aguardados Chevrolet Blazer EV, Equinox EV, Silverado e GMC Sierra EV.
No caso do Brasil, já estão confirmados os modelos Blazer e Equinox elétricos, que serão lançados entre 2023 e 2024. E ainda que o mercado norte-americano seja o motor principal da eletrificação dentro da marca, a GM destaca que o Brasil tem capacidade tecnológica e produtiva, podendo, inclusive, se tornar um dos polos de produção de carros elétricos no futuro.
Para ajudar a comercializar a linha crescente de veículos elétricos, a GM está lançando uma nova plataforma digital de varejo com seus parceiros revendedores nos EUA para melhorar a experiência de compra para os clientes de EVs e reduzir os custos em cerca de US$ 2.000 por veículo. O plano estratégico de carros elétricos da GM irá se apoiar em 5 fábricas, localizadas no México, Estados Unidos e Canadá.
O segmento de veículos comerciais elétricos e conectados também terá forte impulso. A BrightDrop - startup de tecnologia da GM que cria EVs, eCarts e software - deve atingir um faturamento de US$ 1 bilhão já em 2023, com a fábrica CAMI em Ontário atingindo capacidade máxima da van elétrico Zevo 600 no ano que vem, e projetando 50.000 unidades anuais até 2025.
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