O nome Volkswagen Golf tem um peso muito grande na história da marca alemã, e tudo indica que ele será mantido na era dos carros elétricos, de acordo com as palavras do CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer.
Vale lembrar que o VW Golf VII também foi vendido em uma versão 100% elétrica a partir de 2014 até o final de 2020. Na mesma época, o VW ID.3 totalmente elétrico foi lançado, e muitas vezes as pessoas se referiam a ele como o sucessor do e-Golf. Mas o Golf elétrico poderia retornar ao mercado sob a família ID. ID. Golf?
"Temos nomes de marcas icônicas, Golf e GTI". Seria uma loucura deixá-los morrer ou se perderem. Vamos ficar com a linha ID, mas os modelos icônicos terão um nome", disse o CEO da marca VW Thomas Schäfer à Autocar.
Nem todos os modelos ID terão que levar um número em seu nome, explicou o executivo, citando exemplos na própria linha ID. Tem o exemplo do ID Buzz, a 'Kombi elétrica'. Assim, no futuro, a Volkswagen poderia ter um ID. Golf na linha.
No entanto, um possível ID. Golf não seria um sucessor do pioneiro ID.3. Os dois carros elétricos poderiam coexistir. "O ID.3 nunca foi um sucessor do Golf, ele é mais um Golf Plus".
O atual VW Golf VIII está no mercado desde o final de 2019. Assim, um sucessor seria esperado por volta de 2027 ou 2028. Mas se o Golf VIII será seguido por um Golf IX (ou Golf 9) ainda não está definido. Vale lembrar que o plano estratégico da Volkswagen tem como meta que 70% das vendas em 2030 sejam de carros elétricos na Europa.
O site britânico Autocar acredita que haverá mesmo um VW ID. Golf, que seria posicionado entre o futuro ID.2 (que será um compacto / SUV compacto) e o ID.3. Ainda não dá pra cravar que esse futuro Golf elétrico será construído na plataforma SSP, que a Volkswagen está preparando para a próxima geração de carros elétricos. Recentemente tivemos acesso a rumores de que ela poderia atrasar, então a arquitetura MEB pode ficar no mercado mais tempo que o previsto.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos