page ad skin

BYD Han é o 1º elétrico a disputar competição no Brasil em subida de serra

Sedã elétrico de 494 cv subiu a famosa Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina

BYD Han carro eletrico corrida CBA

O BYD Han conquistou uma marca importante no Brasil, antes mesmo das primeiras unidades chegarem na garagem dos futuros proprietários, algo previsto para acontecer em dezembro. O sedã grande se tornou o primeiro veículo 100% elétrico a participar de uma competição oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo, a CBA, uma prova de subida de serra na famosa Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, entre os dias 18 e 20 de novembro.

O sedã elétrico participou do evento Friends Internacional Hill Climb junto de outros 55 carros, onde percorreu um trecho conhecido por ser bastante sinuoso e contar com uma das paisagens mais incríveis no mundo. De acordo com a BYD, o Han teve um desempenho de destaque e ainda superou carros de diversas categorias, assim terminando a prova na 13ª colocação geral.

BYD Han na Serra do Rio do Rastro

Quem dirigiu o sedã elétrico na competição de subida de serra foi o experiente piloto Cacá Clauset, que se surpreendeu com o desempenho do BYD Han. “Acelerar um carro elétrico é algo que é até difícil explicar em palavras. Ainda mais um que tem 494 cv e torque instantâneo. Mesmo competindo com carros de mais de 1.000 cv, nenhum era mais rápido que ele na largada. O zero a cem em menos de quatro segundos deixaram o público que estava assistindo de boca aberta. Acho que ninguém ali tinha vivido essa experiência visual. Um carro sem fazer barulho sumindo de suas vistas em um piscar de olhos”, acrescentou.

Reestilizado recentemente, o Han usado na prova ainda era do modelo pré-facelift, que vem equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo) que entrega 494 cv de potência (363 Kw) e 69,3 kgfm de torque. Dados de fábrica apontam aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 186 km/h. A bateria do sedã elétrico é de lítio-ferro-fosfato (LiFePO4) com capacidade de 76,9 kWh. Falando nela, a bateria teve que ser recarregada duas vezes

“Recarreguei a bateria com um carregador portátil de 7kv/h na tomada do hotel. Gastei aproximadamente 20% de bateria em cada subida. No sábado, cheguei no hotel com 60% e no domingo, cheguei ao final da subida com 81%”, comentou o Clauset.

Galeria: BYD Han (BR)

Lançado no mercado brasileiro em abril, o Han acabou sendo o primeiro carro da BYD Brasil a participar de uma competição. “É muito orgulho presenciar a evolução do HAN EV. Ele vem fazendo história a cada dia. Foi bem aceito pela imprensa especializada e pelos consumidores e agora, sem nenhuma preparação, participa de uma competição em alto nível”, destaca Henrique Antunes, diretor de Vendas e Marketing da BYD Brasil.