A brasileira Vale anuncia o fechamento de contrato de longo prazo com a General Motors para fornecimento de matéria-prima para produção de baterias. Dentro da estratégia de eletrificação da gigante norte-americana, a mineradora será responsável por fornecer sulfato de níquel por meio da subsidiária Vale Canada Limited. O contrato envolve o equivalente a 25 mil toneladas por ano.

O sulfato de níquel é um composto utilizado na matéria-prima para a produção de baterias de íons de lítio à base de níquel. No caso da GM, será usado para produção das baterias Ultium, destinadas aos diversos veículos elétricos do grupo, cujo portfólio inclui os modelos Chevrolet Silverado, Blazer e Equinox, além de GMC Sierra EV, Hummer EV, Cadillac Celestiq, Lyriq e outros.

Galeria: Chevrolet Equinox EV 2024

As entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2026 e, dada a quantidade estimada, será possível produzir até 350 mil veículos anualmente. O contrato prevê ainda que, além do fornecimento de níquel, as duas companhias possam trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de tecnologias e comercialização de metais reciclados.

“O projeto de sulfato de níquel proposto utilizará níquel de alta pureza e baixo teor de carbono de nossas refinarias canadenses e é uma extensão natural para nossos negócios, oferecendo vendas diversificadas com entrada rápida e ponto de ancoragem no mercado americano de veículos elétricos”, disse Deshnee Naidoo, vice-presidente executiva de metais básicos da Vale.

Porta de carregamento - Chevrolet Blazer EV 2024

Entre os modelos que usarão níquel da Vale em duas baterias, os Chevrolet Blazer EV e Equinox EV já foram apresentados internacionalmente e confirmados para o Brasil. Ambos farão parte da ambiciosa estratégia de eletrificação da GM para o mercado brasileiro e deverão desembarcar por aqui em 2024, importados do México.