A BYD está prestes a fazer o anúncio oficial de sua fábrica de veículos e baterias na Bahia. Poucos dias após a assinatura do protocolo de intenções, o governador Rui Costa confirmou que a data do anúncio oficial será no próximo dia 13 de dezembro.
Segundo apurado pelo portal local Bahia Notícias, a negociação já foi concluída e a montadora chinesa irá construir suas fábricas (serão 3) de carros, ônibus, caminhões elétricos e baterias em local a ser definido, provavelmente onde ficava a instalação da Ford em Camaçari, desativada há cerca de 2 anos.
"Em dezembro estamos programados, dia 13, vamos fazer uma solenidade onde ela vai fazer o anúncio formal, inclusive a concessionária na Bahia, dos seus veículos. Eles vão apresentar o cronograma de negócio. Estamos definindo se lá [na fábrica da Ford, em Camaçari], ou aqui em Salvador", indicou o governador Rui Costa.
Tudo indica que as instalações da BYD no Brasil ficarão em Camaçari, mas a questão ainda está em aberto, podendo ser definido um outro local na capital, Salvador. Segundo informado anteriormente, as obras teriam início em junho de 2023, onde as duas linhas de montagem (ônibus/caminhões e veículos) começariam a operar no período entre o fim de 2024 e o começo do ano seguinte.
No entanto, a terceira unidade, que será responsável pelo processamento de fosfato e lítio para as baterias de veículos elétricos, teria funcionamento antes das linhas de produção de veículos elétricos. As matérias-primas serão extraídas no Brasil e a produção será destinada ao mercado chinês, ao menos no início.
De qualquer forma, em poucos dias saberemos mais detalhes sobre a estratégia e as fábricas, que estão inseridas em um plano ambicioso da BYD para o Brasil, conforme antecipado pela presidente da BYD para as Américas, Stella Li, durante o lançamento do BYD Song Plus híbrido plug-in.
Em um momento de forte expansão global, a BYD olha com cada vez mais atenção para a América Latina, onde já está presente em vários países. A confirmação dos investimentos no Brasil pode tornar o país um hub de produção para toda a região, que vê as vendas de carros elétricos crescerem.
A BYD está presente no Brasil desde 2014, onde produz módulos fotovoltaicos e chassis para ônibus elétricos, bem como baterias para veículos elétricos comerciais. Desde o final do ano passado, a gigante chinesa passou a comercializar veículos elétricos de passeio no país, como o Tan, Han, D1 e o híbrido plug-in Song - o mais recente é o BYD Yuan Plus, um SUV elétrico de porte médio que está sendo lançado em diversos mercados globais.
Fonte: Bahia Notícias
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Novo BYD M6 é a resposta para o ID.Buzz com nome de esportivo alemão
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
BYD atinge marca histórica com 500 mil veículos vendidos em outubro