A BorgWarner, um dos maiores fornecedores automotivos do mundo, fez o anúncio oficial da instalação de uma fábrica para baterias de veículos elétricos no Brasil. Localizada em Piracicaba (SP), a unidade será responsável pela produção dos módulos de gerenciamento e montagem dos packs de bateria a partir do primeiro trimestre de 2023.
Em uma apresentação para a imprensa na última sexta (25), a gigante norte-americana deu mais detalhes sobre a sua estratégia de transição energética e pontuou que está preparada para a mobilidade elétrica, com uma política de flexibilidade e rápida transformação, apoiada em investimentos e novas aquisições.
Durante o evento, Marcelo Rezende, diretor para sistemas de bateria no Brasil e América do Sul, destacou que a instalação da fábrica e os novos produtos para a mobilidade elétrica são frutos do plano estratégico “Charging Forward”, que possui metas e desafios importantes, como o crescimento orgânico da receita de veículos elétricos, investimento em fusões e aquisições com foco em EV e otimização seu portfólio voltado para os produtos de combustão.
O executivo destaca que nesse segmento a meta era atingir um volume de US$ 2,5 bilhões em 2025. Porém, já no ano passado, a empresa obteve o valor de US$ 2,9 bilhões, superando sua própria meta com alguns anos de antecedência, o que mostra a força e a rapidez da transição energética na indústria.
“Estamos entusiasmados com a demanda e o potencial de mercado para esses produtos e a oportunidade de oferecer aos nossos clientes um portfólio flexível e de alta qualidade de soluções eletrificadas”, disse Henk Vanthournout, vice-presidente e gerente geral de sistemas globais de baterias. “Esta instalação produzirá componentes de veículos elétricos inovadores, globais e de ponta.”
A fábrica de Piracicaba (SP) receberá os pacotes de bateria de ultra-alta energia (UHE) AKASystem AKM CYC. da AKASOL, uma empresa alemã que foi adquirida recentemente pela BorgWarner, e os integrará aos módulos de carregamento e gerenciamento eletrônico, bem como a caixa de conexão, que são produzidos no Brasil. De acordo com Rezende, em um segundo momento os packs também poderão ser fabricados localmente.
A fábrica de sistemas de baterias em instalação no Brasil atenderá às demandas de eletrificação da América do Sul e irá produzir sistemas modulares, escaláveis e flexíveis adaptáveis a qualquer veículo, ou seja, os packs poderão equipar veículos comerciais leves e até carros de passeio.
Foi relatado que a capacidade inicial será de 400 MW, o suficiente para aproximadamente 4.000 pacotes de bateria de 98 kWh, que podem equipar 1.000 veículos elétricos como caminhões e ônibus. No entanto, a fábrica pode ser facilmente ampliada para lidar com o crescimento da demanda.
A BorgWarner ainda não deu detalhes sobre as negociações com clientes, mas adiantou que a Mercedes-Benz será um deles, que utilizará as baterias em seus ônibus elétricos.
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