A Toyota continua apostando em sua abordagem multi-energia ao apresentar o Toyota Corolla Cross H2, um protótipo equipado com motor a combustão de hidrogênio para mostrar que há outras possibilidades em termos emissão zero.

Na verdade, a montadora japonesa continua investindo nos híbridos, híbridos plug-in e elétricos a bateria, mas sem priorizar uma propulsão em particular. Em seu comunicado, a Toyota destaca que oferece a oportunidade, para os seus clientes em mais de 170 países e regiões de vendas em todo o mundo, de reduzir sua pegada de carbono hoje – independentemente de sua localização e necessidades diárias.

Como já disse em outras oportunidades, a Toyota também acredita firmemente que é muito cedo para se concentrar em uma única solução de emissão zero e, portanto, está desenvolvendo simultaneamente a célula de combustível de hidrogênio e a tecnologia de combustão de hidrogênio ao lado da tecnologia elétrica a bateria.

Toyota Corolla a hidrogênio

Toyota Corolla a hidrogênio

Combustão a hidrogênio

Para desenvolver os protótipos equipados com motores a hidrogênio, a Toyota, através da equipe Rookie Racing, tem utilizado o automobilismo. Neste ano, a montadora participou de todas as corridas de resistência Super Taikyu no Japão com um Corolla H2 GR de combustão a hidrogênio, que, inclusive, foi pilotado pelo presidente da empresa, Akio Toyoda.

Além disso, um veículo Toyota com motor a hidrogênio rodou nas vias públicas europeias pela primeira vez quando o GR Yaris H2 foi colocado em ritmo acelerado em uma corrida de demonstração no WRC em Ypres, na Bélgica.

Essa experimentação de tecnologia durante as provas de automobilismo ajudou a marca japonesa a coletar dados e começar a avaliar a viabilidade desse tipo de propulsão em um modelo de produção. 

Toyota GR Yaris - protótipo movido a hidrogênio

Toyota GR Yaris movido a hidrogênio

Ao longo de uma temporada de Super Taikyu, a Toyota conseguiu aumentar a potência de combustão de hidrogênio em 24% e o torque em 33%, alcançando o avanço do desempenho dinâmico que se equipara a um motor a gasolina convencional.

Além disso, o alcance foi ampliado em cerca de 30% e o tempo de reabastecimento reduzido de aproximadamente cinco minutos para um minuto e meio. Além do uso de hidrogênio, a Toyota está trabalhando em conjunto com muitas partes interessadas nas áreas de produção e transporte de hidrogênio verde, com o ambiente exigente do automobilismo como um banco de testes.

Galeria: Toyota Corolla Cross Hydrogen (2022)

Corolla Cross H2

Com todo esse conhecimento acumulado, a Toyota decidiu ir além das pistas e criar um protótipo para as ruas: o Corolla Cross H2 Concept.

O SUV compacto está equipado com um motor turbo de 3 cilindros 1.6 litro do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão da atividade de automobilismo.

Isso somado ao know-how do tanque de hidrogênio da Mirai, permitiu à montadora japonesa criar um protótipo de hidrogênio Corolla Cross H2 que pode transportar 5 ocupantes e suas bagagens. A avaliação do mundo real está sendo realizada atualmente ao lado do desenvolvimento digital, com o veículo iniciando em breve os testes de inverno no norte do Japão.

As principais vantagens da combustão a hidrogênio incluem os tempos de reabastecimento mais rápidos e redução da dependência de matérias-primas limitadas, como lítio e níquel, no caso dos carros elétricos, por exemplo. 

Atualmente, a Toyota afirma que está a cerca de 40% no caminho para a produção em série de modelos como o Corolla Cross H2 Concept. Ainda não é possível dizer se a tecnologia atingirá a maturidade para os carros de rua, mas há, sem dúvida, uma oportunidade clara no automobilismo.

Fonte: Toyota