O primeiro posto totalmente dedicado aos carros elétricos do Brasil foi inaugurado nesta quarta-feira (7) na zona leste de São Paulo (SP). A iniciativa, que é fruto da parceria entre a Vibra Energia e a EZVolt, tem como objetivo atender à demanda crescente por pontos de recarga na capital paulista e conta com carregadores ultrarrápidos de até 200 kW.
Durante a inauguração do posto elétrico, que contou com a presença de executivos da Vibra, EZVolt e empresas parceiras, foi destacado que uma das principais demandas, no caso da capital, vem de motoristas de aplicativos. No entanto, o eletroposto estará aberto a todos e também atenderá empresas e proprietários individuais de carros elétricos.
A Vibra Energia enfatiza que investirá cada vez mais eletrificação com o objetivo se tornar líder na transição energética, o que envolve não só os pontos de recarga, mas também outras soluções de energia e demandas relacionadas.
O evento também marcou a entrada da EZVolt na Aliança pela Mobilidade Sustentável, iniciativa liderada pela 99 para difundir os veículos elétricos no país e promover a criação de uma infraestrutura adequada para a eletromobilidade. A Aliança possui entre as metas chegar a mais de 10.000 pontos de recarga públicos no país até 2025 - atualmente esse número gira em torno de 3.000.
“Sabemos que a eletromobilidade vem ganhando bastante relevância na logística das empresas e isso será sentido cada vez mais no Brasil devido não apenas às políticas públicas, mas à consciência social. Seremos líderes em infraestrutura de recarga veicular, com uma estrutura robusta a serviço dos nossos clientes, este é apenas o primeiro dos postos 100% elétricos que vamos inaugurar", explica Bernardo Kos Winik, diretor vice-presidente executivo de comercial B2B da Vibra.
O primeiro posto elétrico da Vibra possui ao todo 8 pontos de recarga simultânea, com plugs CCS 2, Chademo, e Tipo 2, sendo um carregador ultrarrápido de 200 kW, dois carregadores rápidos de 60 kW e um carregador de 22 kW, todos eles com dois pontos de recarga.
O local possui ainda uma sala refrigerada com sofá, TV e wifi. Para os motoristas profissionais, de frotas ou aplicativos, há ainda uma área externa adequada para descanso e refeições, além de banheiros.
Outros eletropostos serão anunciados em breve. Gustavo Tannure, CEO da EZVolt, startup que recebeu investimento da Vibra no início deste ano, destaca:
“Este é só o primeiro de uma série de novos postos que serão inaugurados..."
Os próximos postos elétricos serão inaugurados em diversos pontos da capital paulista nos próximos meses: Canindé, Vila Olímpia, Mooca 'e Lapa serão os primeiros.
Operado pela EZVolt, o eletroposto fica localizado na Rua Oiti, Jardim Anália Franco, onde as recargas podem ser realizadas pelo aplicativo da empresa, utilizando como meio de pagamento cartão de crédito e Ticket Car. O valor da recarga é de R$ 1,97/kWh no carregador ultrarrápido e R$ 1,77/kWh nos demais pontos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv