Citroën C3 elétrico é confirmado para a Índia e deve ter 350 km de autonomia
Chamado oficialmente de e-C3, hatch será produzido no país asiático e será revelado até março
A Índia espera por um Citroën C3 elétrico há um tempo e até havia a expectativa que fosse apresentado em setembro, o que não aconteceu – a marca francesa apresentou um conceito naquela data. Porém, os indianos não estavam tão errados, porque esta versão do C3 vai virar realidade e ganha seu primeiro teaser oficial, revelando que será batizado como eC3 e que a apresentação acontecerá em breve no país.
A chegada do Citroën eC3 havia sido confirmada por Carlos Tavares, CEO da Stellantis, em uma entrevista recente, quando afirmou que seria revelado em breve. O teaser divulgado agora não dá nenhum detalhe além do nome, afirmando apenas para ficar ligado para receber mais informações ee que será um passo para o futuro. A imprensa indiana afirma que a apresentação acontecerá até março, com alguns apontando para uma estreia ainda em dezembro, chegando às loja até o final do 1º trimestre de 2023.
Como está rodando em testes na Índia há um bom tempo, não faltam rumores sobre como será a motorização do eC3. As informações mais frequentes nos bastidores apontam que o hatch adotará um conjunto de baterias de lítio ferro-fosfato, mais barata e com uma vida útil mais longa do que as de íon-lítio, porém com uma densidade energética menor, o que signfifca que entregará uma autonomia mais baixa. A autonomia seria de aproximadamente 350 km com o conjunto de 30,2 kWh. Alguns falam de uma versão com bateria de íon-lítio para o mercado europeu.
Movendo o carro deve estar um motor elétrico de 86 cv e 14,9 kgfm, bem longe dos 136 cv dos elétricos da Stellantis vendidos na Europa, como Peugeot e-208 ou Opel Corsa-e. Como a ideia é que seja muito competitivo, usará somente um motor para reduzir os custos. Teria a capacidade para usar carregadores rápidos, mas viria com um carregador portátil de 3,3 kW.
Os flagras feitos na Índia até agora mostram que o eC3 será praticamente igual à versão com motor a combustão, apenas adicionando a porta de recarga acima do pneu dianteiro do lado do passageiro. Deve vir com os mesmos equipamentos, como a central multimídia com tela flutuante de 10 polegadas, ou controle de cruzeiro. A Citroën não deve mexer muito, mantendo a pequena tela monocromática para o painel de instrumentos.
O Citroën eC3 será produzido na Índia e deve custar cerca de 1.000.000 rúpias indianas (R$ 63.881 em conversão direta) Será um carro bem acessível, considerando que o Tata Tiago EV é comercializado a partir de 849.000 rúpias (R$ 54.322), que é menor e menos equipado – o rival mesmo será o futuro Tiago Punch EV. Por enquanto, o eC3 será vendido apenas na Índia. A Citroën trabalha em um novo C3 para o mercado europeu, inspirado pelo modelo emergente, porém mais refinado. Será que a Stellantis vai trazer o eC3 ao Brasil, para brigar com o Renault Kwid E-Tech? Teremos que esperar para ver.
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