Uma das grandes questões que rondam o mundo dos carros elétricos é o tempo de recarga da bateria, que pode variar por conta de sua capacidade ou devido a potência do ponto de recarga. Mas isso pode melhorar com uma rede de recarga ultrarrápida, a exemplo da parceria entre a Volkswagen e a Enel X na Europa, que começaram a instalar uma nova rede no velho continente.
Batizado de Ewiva, o projeto é fruto da parceria entre Enex X Way e o Grupo Volkswagen, cujo objetivo é a criação de nada menos do que mais de 3.000 pontos de recarga com potência máxima de 350 kW até o ano de 2025. Ao menos nesse primeiro momento, os pontos de recarga ultrarrápida ficaram localizados em locais estratégicos da Itália, tudo para habituar os motoristas a não pensarem em “onde vou recarregar meu carro”, reduzindo a preocupação.
Atualmente, já existem 230 pontos de recarga da Eviwa em funcionamento em todo o território italiano, todos localizados em pontos estratégicos para atenderem as reais necessidades dos usuários, segundo a empresa. Ao longo dos próximos anos, o novo fornecedor vai estabelecer três tipos diferentes de pontos de carregamento no país: Basic, Convenience e Premium. O primeiro contará com 4 compartimentos de recarga, o segundo com 6 e o terceiro com pelo menos 12 locais, sendo que este último será o maior e bem próximo a estrutura construída em Roma. Detalhe que os preços e tarifas serão anunciados nas próximas semanas.
A empresa garante que todos os pontos de recarga ficarão abertos 24 horas por dia e 7 dias por semana. O bacana que esses locais apostam em energia renovável como fonte, pois os pontos são alimentados pela energia captada pelos painéis solares, sendo que todo local desses é caracterizado pela fachada laranja. Os pontos terão recargas com potência entre 150 e 350 kW, além de salas de espera bem aconchegantes para servir de descanso para quem aguarda uma recarga completa do seu carro elétrico.
O pagamento poderá ser feito pelo aplicativo Enel X’s Juice Pass por meio de um cartão de crédito cadastrado. Porém, a empresa estuda ainda uma nova forma de recarga no uso tipo “plug-and-charge”, que permite que o carro a ser recarregado já seja identificado no posto de carregamento de forma automática, o que deixa tudo mais rápido para ativar o abastecimento. Isso é possível por meio de uma comunicação de sistema entre o veículo e o local de recarga, algo nos moldes do que já existe com a Tesla.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos