O novo programa de incentivos para carros elétricos dos Estados Unidos tem causado bastante preocupação na União Europeia. Considerado protecionista pelos pares europeus, a chamada 'Inflation Reduction Act' está motivando uma contra ofensiva de Bruxelas.
O plano do governo Biden é bem amplo, mas em linhas gerais recompensa apenas os carros elétricos que são fabricados nos Estados Unidos. Segundo revelado pela Reuters, um documento distribuído pela Comissão Europeia entre os Estados-membros está reunindo evidências de que os incentivos norte-americanos estão 'expulsando' os projetos da União Europeia.
Ainda de acordo com a reportagem, o texto mostra que a Europa pede sugestões sobre como melhorar as regras em termos de incentivos e apoios dos governos locais à mobilidade elétrica:
"Na sua opinião – esta é a segunda pergunta – seria adequado e/ou útil aumentar o montante do auxílio para as empresas que operam em setores considerados em risco de deslocalização ou fuga de carbono?".
O questionário apresenta perguntas sobre temas estratégicos como energia eólica e solar, bombas de calor, hidrogênio verde, veículos elétricos, baterias e matérias-primas críticas.
"Antes de propor medidas, precisamos entender o tamanho do problema e, em seguida, resolvê-lo", disse uma autoridade da UE à Reuters. "Por exemplo, achamos que é muito importante avaliar o ponto de vista dos CEOs, se são grandes investimentos, porque não se trata apenas de dinheiro."
Produção do Audi Q8 e-tron em Bruxelas
Mas voltando ao plano de incentivos norte-americano, os políticos querem que os carros elétricos não só sejam produzidos e montados nos EUA, mas também que seus componentes de bateria sejam produzidos localmente, ou de um país com o qual eles tenham um acordo comercial.
E falando de um caso concreto, temos a Audi. De acordo com um artigo recente publicado pela Automotive News, o Volkswagen Group está considerando seriamente expandir sua capacidade de produção nos EUA, e parece que pode se concentrar na Audi.
O diretor de desenvolvimento técnico da Audi, Oliver Hoffmann, compartilhou em uma entrevista que as novas regras de crédito tributário terão um grande impacto na estratégia da marca. Ou seja, a marca alemã considera produzir carros elétricos nos EUA.
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