Stellantis terá 1 milhão de carros elétricos produzidos por ano em 2024
Grupo também anuncia nova geração de motores elétricos para DS 3 E-TENSE, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka
A Stellantis também acelera seu plano de transição energética e faz um importante anúncio neste início de semana. O grupo automotivo divulgou a ampliação da produção de novos motores elétricos M3, resultado da joint venture com a Emotors em sua fábrica localizada na França.
Graças à ampliação da parceria, a capacidade de produção está prevista para atingir mais de 1 milhão de motores elétricos por ano até 2024. Esse movimento da Stellantis tem como objetivo consolidar sua posição industrial para alcançar a meta de 100% de participação de veículos elétricos a bateria nas vendas na Europa até 2030.
“Nosso compromisso em liderar a luta contra as alterações climáticas no setor automotivo se reflete em cada uma de nossas unidades, dando suporte aos nossos colaboradores nos próximos passos na aventura elétrica”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
“Controlar a cadeia de valor na área da eletrificação, garantirá nossa independência tecnológica no contexto de crises econômicas e geopolíticas, enquanto reduz o impacto dessa mudança drástica para fábricas e funcionários, principalmente na França, onde somos e continuaremos a ser, sem dúvida, o líder comercial e industrial”.
Esses novos motores que serão produzidos na fábrica de Trémery, França, irão equipar os modelos DS 3 E-TENSE, Peugeot e-208, Jeep Avenger e Opel Mokka elétricos. No caso, estamos falando da nova unidade de 115 kW (156 cv) de potência e 26,5 kgfm de torque, que é alimentado por uma nova bateria, prometendo autonomia de 400 km com uma carga - essa unidade substituirá gradualmente o conjunto formado pelo motor de 100 kW (136 cv) e bateria de 50 kWh da linha atual.
A fábrica de Trémery, que foi o maior centro de produção de motores diesel do mundo até 2014, está empenhada na transição energética desde 2018 com o apoio dos parceiros de entidades sociais e Instituições locais.
Com 12 fábricas localizadas no coração de sete regiões francesas, a Stellantis terá uma capacidade de produção de 1 milhão de veículos até 2024. Nos últimos quatro anos, o grupo automotivo investiu 2 bilhões de euros em suas instalações de produção.
A Stellantis produzirá 12 modelos elétricos na França:
- Mulhouse: Peugeot e-308, e-308 SW e e-408
- Sochaux: Peugeot e-3008, e-5008,
- Rennes: futuro SUV elétrico da Citroën,
- Poissy: Novo DS 3 E-TENSE e Opel Mokka elétrico,
- Hordain: Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy, Opel e Vauxhall Vivaro-e, Fiat e- Scudo (e Toyota Proace Elétrico).
No Brasil, em termos de veículos elétricos, a Stellantis já vende os modelos Peugeot e-208, Peugeot e-2008, Peugeot e-Expert, Fiat 500e, Fiat e-Scudo e Citroën e-Jumpy. Nos próximos anos, mais lançamentos de veículos zero emissão chegarão ao mercado nacional, principalmente da marca Peugeot, uma das mais empenhadas do grupo em VEs.
Fonte: Stellantis
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV elétrico mais acessível do Grupo Volkswagen tem início de produção
Carro elétrico de luxo da Huawei anda igual caranguejo no trânsito
BMW: fábrica alemã atinge recorde de 100.000 carros elétricos produzidos
BYD Yuan Plus estreia na Coreia do Sul: mais de 1.000 reservas na 1ª semana
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Carros elétricos igualam durabilidade de veículos a combustão
BYD iniciará produção no Brasil com Song Pro e Dolphin Mini