A Audi já anunciou que a partir de 2026 só lançará carros elétricos no mercado global, acelerando assim a sua transição energética. E nesta semana, a montadora premium confirmou que está transformando suas fábricas para que todas elas estejam prontas para produzir carros elétricos a partir de 2029.
Esta decisão faz parte do plano estratégico Vorsprung 2030, que inclui a conversão das fábricas para a eletromobilidade e tem entre seus objetivos eliminar completamente a produção de carros com motores a combustão até 2033.
Isso significa que qualquer fábrica da Audi no mundo inteiro irá produzir ao menos um modelo de carro elétrico. Atualmente, dois locais já estão produzindo veículos elétricos: Böllinger Höfe e Bruxelas. A partir do próximo ano, o Audi Q6 e-tron será o primeiro modelo totalmente elétrico a sair da linha de produção em Ingolstadt, na Alemanha.
Passo a passo, estamos trazendo todas as nossas instalações para o futuro. Não queremos nenhum projeto isolado em termos de instalações sustentáveis. Em vez disso, estamos investindo em nossas fábricas existentes para que elas acabem sendo tão eficientes e flexíveis quanto os locais de produção recém-construídos ou plantas sustentáveis.
Gerd Walker, Membro da Diretoria de Produção e Logística da Audi
A produção de carros elétricos terá início de forma gradual nos próximos anos nas plantas de Neckarsulm, na Alemanha, San José Chiapa no México e também em Győr, na Hungria. Com esse processo de transformação, em 2029 todas as fábricas da montadora estarão produzindo pelo menos um modelo de veículo totalmente elétrico. A depender do local, a montagem de carros a combustão será eliminada de forma gradual até o início da próxima década.
Dentro desse planejamento, só haverá a construção de novas fábricas onde houver capacidade adicional. No momento, a Audi está construindo uma unidade na China juntamente com sua parceria FAW para montar carros elétricos baseados na plataforma PPE (Premium Platform Electric), que ficará pronta em 2024.
A Audi também destaca que a nova rede de produção de veículos será sustentável, eficiente e flexível. Além disso, a meta é reduzir os custos de produção pela metade até 2033, o que é um desafio bastante ambicioso e envolverá uma ampla revisão no processo de desenvolvimento e montagem dos novos modelos.
Nesse processo de transição para a eletromobilidade, as linhas de produção serão flexíveis. O novo Audi Q6 e-tron, por exemplo, será inicialmente fabricado em Ingolstadt na mesma linha que os modelos Audi A4 e A5.
No Brasil, a Audi voltou a produzir veículos localmente na fábrica de São José dos Pinhais (SP) em meados do ano. A marca premium fez um investimento de R$ 100 milhões para montar em regime SKD os modelos Q3 e Q3 Sportback com peças fornecidas pela fábrica da Hungria, que será convertida para a eletromobilidade nos próximos anos.
Produção nacional de carros elétricos? É bastante razoável supor que isso ocorra, mas não agora, e sim quando a demanda local e regional for mais robusta e justificar a montagem local, o que deve ocorrer até o fim da década considerando a adoção dos carros elétricos mais acelerada no mercado premium - estima-se que 50% das vendas serão de elétricos nesse segmento por aqui até 2030.
Até 2030, a Audi pretende reduzir seu impacto ambiental absoluto nas áreas de consumo de energia primária, emissões da usina, equivalentes de CO2, poluentes atmosféricos, risco hídrico local e volume de águas residuais pela metade, em comparação com o valor de 2018. Os passos importantes para atingir este objetivo incluem a geração interna de energia renovável e o uso de tecnologias inovadoras para criar cadeias de valor mais circulares onde os recursos utilizados são utilizados em ciclos fechados.
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