O Citroën Ami é um microcarro elétrico bem interessante. Cotado para o Brasil, ele já está à venda em alguns mercados, principalmente na Europa, e recentemente ganhou uma edição limitada "My Ami Buggy", que fez um tremendo sucesso e motivou a Stellantis a anunciar uma nova edição que estará à venda no final do primeiro trimestre de 2023.
A versão buggy foi baseada em um protótipo que se destacava pelo visual mais robusto em comparação com o modelo regular. E graças ao conceito que o sustenta e sua acessibilidade, este pequeno elétrico revolucionou a mobilidade local: 30.000 unidades já foram vendidas em nove países desde seu lançamento no final de 2020.
Segundo a montadora, foram feitas pequenas mudanças na bateria do Ami em outubro passado, de modo que agora ela opera mais efetivamente em condições de tempo frio. Isso melhorou a experiência do cliente e abriu novas perspectivas para outros destinos.
Uma nova série de 1.000 unidades do "My Ami Buggy" estará à venda no final do primeiro trimestre de 2023, lembrando que as primeiras 50 unidades foram vendidas em apenas 18 minutos no dia 21 de junho.
Esta nova versão do "My Ami Buggy" será muito semelhante à primeira edição, mas com algumas novidades. No entanto, ele irá manter sua personalidade, que aposta em um estilo robusto, com portas tubulares e teto conversível, que permitem uma maior interação entre os ocupantes e o ambiente.
Atraente e interessante para os espaços urbanos, o Citroën Ami tem despertado atenção aqui no Brasil, onde o microcarro elétrico já participa de alguns eventos e exposições.
Com concepção racional, o Ami tem painéis de plásticos pigmentados (que dispensam pintura) simétricos: a peça que compõe a maior parte da dianteira é igual à traseira, assim como as portas, que possuem abertura invertida entre os lados.
Medindo 2,41 metros de comprimento e 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura, o pequeno Citroën AMI possui uma estrutura tubular de aço, rodas de 14" e freios a disco na dianteira (tambores na traseira).
O microcarro elétrico da Citroën tem motor com 6 kW de potência e velocidade máxima limitada a 45 km/h. Ele pesa 485 kg e possui uma pequena bateria de 5,5 kWh que garante autonomia de até 75 km pelo ciclo WLTP, sendo que sua recarga pode ser feita em qualquer tomada de 220V convencional em apenas 3 horas.
O Citroën Ami ainda não teve o lançamento confirmado por aqui, mas tem muito potencial de comercialização junto às empresas e segmentos específicos. Na Europa, seu preço parte de 7.190 euros, mas com um bônus ecológico seu valor final é reduzido para 6.890 euros, o equivalente a R$ 37.600 em uma conversão direta. No entanto, ele é disponibilizado principalmente por meio de assinatura/aluguel, se tornando mais vantajoso para a maioria dos seus clientes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv