A CATL iniciou a produção de células de bateria na Alemanha. O maior fabricante mundial de baterias colocou em operação a primeira fábrica fora do seu país de origem, a China. Inicialmente, podem ser produzidas anualmente na unidade com uma capacidade total de 8 GWh, que futuramente deve chegar a 14 GWh.
A Contemporary Amperex Technology Thuringia GmbH (CATT) iniciou a produção em série de células de bateria de íons de lítio dentro do prazo previsto, segundo relata a empresa. O primeiro lote "funcionou em condição de série a partir da linha de produção recentemente instalada". As células passaram em todos os testes. As outras linhas de produção ainda estão em construção, mas espera-se que sejam comissionadas em breve.
A Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL) é o maior fabricante mundial de células de bateria
"O início da produção prova que mantivemos a nossa promessa aos nossos clientes como um parceiro fiável da indústria e estamos empenhados na transição da Europa para a mobilidade elétrica mesmo em condições muito difíceis como a pandemia", disse Matthias Zentgraf, CEO europeu da CATL. "Estamos trabalhando arduamente para aumentar a produção até à plena capacidade, que é a nossa prioridade para o próximo ano".
A produção de módulos na fábrica começou no terceiro trimestre de 2021, mas aparentemente as células ainda vinham da China. Depois, em abril de 2022, receberam a aprovação do estado da Turíngia para a produção celular local.
O investimento total, incluindo a expansão para 14 GWh, é de 1,8 mil milhões de euros; um total de até 2.000 postos de trabalho deverão ser criados. A CATL não revelou que tipo de células serão produzidas na Alemanha. Também não foi oficialmente revelado quem serão os primeiros clientes, mas supostamente irão para o Grupo Volkswagen, BMW e Mercedes.
O objetivo era alcançar uma capacidade de produção de 14 GWh até 2022 - este objetivo não foi alcançado. Mas mesmo assim, tanto quanto sabemos, a fábrica CATL é a primeira instalação de produção de células para carros elétricos na Alemanha.
A Volkswagen quer iniciar a produção de células em Salzgitter em 2025. No mesmo ano, a produção na Gigafactory da ACC em Kaiserslautern deverá começar, e a fábrica de 16 GWh de Svolt em Brandenburg deverá estar pronta também em 2025. No entanto, quando a anunciada produção celular de Tesla começará em Grünheide ainda não oficializado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Fabricante de baterias da GWM encerra operações e projetos na Europa
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Como a inteligência artificial revoluciona o mundo das baterias