Carros elétricos equipados com painéis fotovoltaicos já são realidade na indústria. Não faltam exemplos desde o Aptera, em curioso estilo triciclo, até o recém-produzido Lightyear, considerado um dos veículos mais aerodinâmicos do mundo. Novas opções estão em desenvolvimento e a mais recente delas está sendo projetada na Austrália por estudantes da Universidade de Nova Gales do Sul.
Batizado de Sunswift 7, o modelo percorreu 1.000 km com uma única carga em menos de 12 horas e bateu o recorde mundial de velocidade para um carro movido a painéis fotovoltaicos nesta distância. O veículo fez o percurso na pista de provas do Centro Australiano de Pesquisa Automotiva e alcançou velocidade média de 84,17 km/h. Na prática, levou exatamente 11 horas, 53 minutos e 32 segundos para completar os 1.000 km.
A carroceria chama atenção pelo formato extremamente aerodinâmico e agrega elementos como chassis monocoque, composição geral em fibra de carbono, motores instalados nas rodas traseiras (capaz de entrar velocidade máxima de 140 km/h) e bateria de 38 kWh. Já a instalação fotovoltaica, principal destaque do carro, possui 4,6 metros quadrados.
No total, cinco membros da equipe se revezaram para dirigir o carro durante as quase 12 horas do teste, incluindo o mito da natação e cinco vezes medalha de ouro nas Olimpíadas, Ian Thorpe. Thorpe, vale lembrar, tem nada menos que 1,96 metros de altura e provou que o Sunswift 7 foi projetado também para os mais altos motoristas.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o carro foi desenvolvido para alcançar máxima eficiência em tudo, desde os pneus e rolamentos cerâmicas até uma carroceria aerodinâmica de 5 metros de comprimento com coeficiente de resistência de apenas 0,09 Cx. Para efeito de comparação, o Mercedes-Benz EQS, referência nesse aspecto, atinge 0,20 Cx.
Por limitações de segurança, o Sunswift 7 não chegará às ruas. Apesar disso, toda a base tecnológica do projeto será usada como referência para o desenvolvimento de sistemas do tipo para futuros carros eléctricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Desafios e oportunidades da transição energética no setor automotivo
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Brasil cria regras para uso de baterias na geração de energia
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Brasil com potencial de US$ 1,3 trilhão em investimentos em energia limpa
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Fórmula E celebra uma década como pioneira em carbono líquido zero