A Toyota ainda não apresentou muitos carros elétricos: até agora, apenas o bZ4X e o Mirai com célula de combustível estão à venda. Mas agora os nossos caçadores do Erlkönig flagraram um carro que pode ser o protótipo de um novo SUV elétrico.
Em dezembro de 2021, a Toyota nos surpreendeu com mais de uma dúzia de novos modelos elétricos. Na parte de trás do palco havia um pequeno crossover amarelo chamado o Small SU EV. Este carro poderia ser o nosso protótipo. No entanto, como só temos imagens da frente do pequeno SU EV, é difícil julgar se realmente se trata deste modelo:
As fotos do novo protótipo mostram uma silhueta que se assemelha claramente ao C-HR. Por conseguinte, poderia também ser a nova geração deste modelo. A silhueta do protótipo é muito semelhante ao estudo do novo C-HR apresentado no início de dezembro.
As imagens do flagra mostram dois veículos diferentes: um com um retângulo cinza à frente sem placas e outro com um elemento de cor dourada marcante à frente com placas. Os elementos retangulares na frente poderiam ser um elemento de refrigeração para o radiador, sugerindo um motor de combustão interna. Isto falaria em nome do C-HR, que não deve ser lançado apenas como um híbrido total, mas também como um híbrido plug-in pela primeira vez. Na parte de trás do modelo com a placa de Colônia, uma saída de escape também pode ser vista no lado direito:
Portanto, no fim de contas, pode ser o C-HR, e uma vez que a placa não contém um E, provavelmente a variante híbrida. Mas a diferença técnica entre o novo C-HR e a versão de produção do Small SU EV (que supostamente será chamado bZ2X) poderá ser menor do que se pensa.
Ambos os modelos, o novo C-HR e o bZ2X, poderiam ser baseados na mesma plataforma: a nova arquitetura E3 da Toyota. Afirma-se que ela contém elementos da plataforma do motor de combustão interna TNGA-C (base do atual C-HR) e da plataforma elétrica e-TNGA (base do bZ4X). Acima de tudo, porém, também pode suportar carros elétricos puros, para além de híbridos e híbridos plug-in. Desta forma, o grau de eletrificação deve ser flexivelmente adaptado à demanda, disse um executivo da Toyota no início de dezembro. Isto tornaria mesmo possível um C-HR elétrico.
Em geral, a abordagem flexível da E3 adapta-se bem à Toyota, porque a montadora japonesa ainda não tem muita confiança na mobilidade elétrica pura. No entanto, o Japão parece estar começando a abrir os olhos para o desenvolvimento do mercado na Europa, onde os carros elétricos representam agora mais de dez por cento de participação.
Toyota C-HR Prologue (2022)
Assim, podemos esperar mais carros elétricos da Toyota no futuro. Até 2026, serão introduzidos na Europa nada menos do que seis modelos bZ totalmente elétricos. O Toyota bZ3, por exemplo, também está no cronograma; o sedã elétrico irá competir contra o Tesla Model 3 na China e na Europa.
Fonte: Automedia (Erlkönigbilder)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão