A BMW M encerrou 2022 com recorde de vendas: foram 177.257 veículos entregues no ano passado, um aumento de 8,4% em relação a 2021, mesmo enfrentando problemas logísticos e de fornecimento de matérias-primas. Mas o destaque é que o modelo mais vendido pela divisão de desempenho foi um carro elétrico. Sim, estamos falando do BMW i4 M50.
Em termos de mercado, os Estados Unidos foram o principal destino dos modelos da divisão M, seguidos pela Alemanha e pelo Reino Unido, de acordo com o comunicado de imprensa oficial.
A empresa alemã destaca o feito, que na verdade representa um ponto de inflexão para a tradicional divisão de carros de alto desempenho da BMW:
"Este é um sinal claro de que o sentimento único da linha M chegou ao mundo dos veículos eletrificados", declarou o diretor de clientes, marcas e vendas, Timo Resch.
No entanto, restou uma curiosidade, já que a BMW M não divulgou o número exato de vendas do i4 M50 e dos demais modelos da linha para uma comparação mais detalhada.
Produzido em série desde o segundo semestre de 2021 na fábrica do BMW Group em Munique, na Alemanha, o BMW i4 é baseado no Série 4 Gran Coupe e possui 4,78 metros de comprimento (7 cm a mais que um Série 3), e se destaca pela ampla tampa traseira. O volume do porta-malas fica entre 470 e 1.290 litros.
O BMW i4 M 50 é equipado com motor elétrico duplo de 544 cv, 81,1 kgfm de torque, o que permite aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 225 km. A bateria de 80 kWh proporciona autonomia de 510 km (WLTP).
Lançado no Brasil em novembro de 2021 por R$ 596.950, o BMW i4 M50 faz parte da ofensiva de veículos elétricos da BMW por aqui, que já conta com os lançamentos recentes de iX e iX3.
E voltando ao tema da matéria, é muito representativo que o modelo mais vendido da divisão de alto desempenho que foi fundada em 1972 seja um carro elétrico. Mostra que a eletrificação pode ser relevante em todos os segmentos automotivos, mesmo os mais tradicionais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028