page ad skin

Porsche: lojas investem em soluções de sustentabilidade e energia renovável

A ambição da Porsche é que, em 2025, mais de 50% dos veículos vendidos sejam eletrificados, híbridos plug-in ou elétricos

Porsche concessionaria (1)

A Porsche busca alternativas mais sustentáveis de operação para sua rede de concessionárias. Tal ação está inserida em um novo posicionamento adotado pela marca alemã desde a assinatura do Acordo de Paris em 2025 e que trabalha em várias vertentes para mitigar seu impacto no aquecimento global. 

Entre as ações adotadas, destacam-se as pesquisas com eFuels (combustíveis sintéticos) e as metas de transição energética da frota, onde mais de 50% dos veículos vendidos serão eletrificados, elétricos a bateria ou híbridos plug-in em 2025. Para 2030, a ambição é atingir o volume de mais de 80% das vendas constituído de veículos totalmente elétricos.

Porsche concessionaria (2)

Mas outras medidas estão sendo adotadas para reduzir as emissões CO₂. A Porsche consolidou a descarbonização contínua de seus processos, envolvendo não só a produção dos veículos e as emissões provocadas por eles, mas também a cadeia de valor.

Parte desta estratégia, a empresa trabalha para atingir a neutralidade em carbono em toda a cadeia em 2031 e neutra em carbono durante toda a fase de uso para seus futuros veículos elétricos.

Como exemplo, a fábrica em Zuffenhausen é neutra em emissões de carbono desde 2020. As operações em Weissach e Leipzig atingiram o mesmo nível em 2021. Além disso, a Porsche, desde julho de 2021, procura exigir que seus fornecedores o uso de energia renovável para atividades de manufatura para novos projetos. 

No comunicado, a Porsche destaca que o Brasil tem adotado as práticas alinhadas com a matriz. Primeiro centro mundial de serviços a reunir reparos de materiais nobres de carroceria, como alumínio e fibra de carbono, à manutenção de baterias de carros híbridos e elétricos, o Service Body & Paint, que pertence à Porsche Center São Paulo, instalou um conjunto de painéis fotovoltaicos em sua edificação composto por 311 módulos, com capacidade esperada de geração de energia aproximada de 18.000 kWh por mês.

Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)

Instalados em dezembro de 2022, eles tem capacidade de geração superior à média histórica de consumo (aproximadamente 15.000 kWh por mês), resultando em 100% de capacidade de geração de energia limpa. A Stuttgart trabalha, no entanto, com a previsão de que o consumo irá aumentar até se estabilizar em torno de 20.000 kWh por mês. Nesse caso, o sistema tem capacidade para fornecer até 88% da energia consumida.

Já o Porsche Center Belo Horizonte, conta com aproximadamente 1.500 placas solares instaladas no complexo onde está localizado. Estas placas são capazes de produzir energia suficiente para abastecer 100% do consumo de energia elétrica das operações do concessionário.

Por fim, o Porsche Center São Paulo Oeste, com inauguração esperada para o primeiro semestre de 2023, contará com 202 painéis capazes de gerar valores mensais médios de 11.350 KWh ou 65% da energia necessária estimada para a operação.

“Estamos completamente convencidos de que nosso raio de ação não se limita ao lançamento de novos modelos adeptos à eletromobilidade, que, por si só, já reduz significativamente o nível de emissões ao meio ambiente. O propósito da Porsche é envolver toda a cadeia com meios sustentáveis de operação, como esses três ótimos exemplos que temos hoje em nossa rede de Concessionários”, afirma Peter Vogel, CEO da Porsche Brasil.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários