A Vibra Energia tem investido em diversas iniciativas como soluções para descarbonização e redução de emissões. Recentemente, a empresa de energia firmou uma nova parceria e anunciou o início de operações com um caminhão elétrico VW e-Delivery para o abastecimento de aeronaves.
De acordo com o comunicado, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão. Essa iniciativa é fruto da parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A função está sendo realizada por um caminhão elétrico Volkswagen e-Delivery, que levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começou a operar de forma plena a partir do dia 12 de dezembro.
O objetivo é abrir novas possibilidades de descarbonização no segmento da aviação e promover o desenvolvimento da Região Amazônica ao mesmo tempo em que acelera a transição energética para fontes mais limpas e renováveis.
De acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment, o segmento da aviação responde por 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global.
A responsável pela infraestrutura de carregamento para o caminhão elétrico de abastecimento é a EZVolt, que instalou um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de 24 kW DC no Aeroporto de Manaus, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.
“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra”, afirma Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra.
A Pioneiro Combustíveis se uniu à Vibra e à Volkswagen Caminhões e Ônibus, que já tem no mercado o veículo de entregas urbanas e-Delivery, considerado ideal para as operações em aeroportos. O modelo adotado é o e-Delivery 11, com capacidade de 11,4 toneladas e equipado com motor elétrico de 300 kW, três módulos de baterias LFP com 105 kWh total, capazes de fornecer autonomia de até 110 km, que é suficiente para os curtos deslocamentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Flagra: BYD Seal híbrido plug-in em versão cupê é flagrado no Brasil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Ora 03 ganha edição especial com visual exclusivo na China
BYD ampliará investimentos para acelerar construção de fábrica na Bahia
Audi lança marca de carros elétricos sem o logo das quatro argolas