Num 2022 ainda atormentado pelas consequências da pandemia e pela inflação, o carro elétrico ainda consegue conquistar seu espaço. Serão 7,8 milhões de veículos elétricos (BEV) vendidos em todo o mundo, em comparação com 4,2 milhões em 2021. Isso significa um crescimento de 70 por cento.
Mas quem são os vencedores e os perdedores do ano? Para saber, os times das várias edições de InsideEVs e Motor1.com juntaram forças e reuniram os dados disponíveis a fim de reconstruir uma visão global do mercado.
E vamos começar pela Itália, onde os veículos elétricos a bateria (BEVs) totalizaram 49.536 emplacamentos, menos 27% a mais do que os 67.500 em 2021. O market share também caiu, de 4,6 para 3,7% (-0,9%) entre os mais de 1,3 milhão de vendas totais.
E o dono da bola é, uma vez mais, o Fiat 500e, que conquistou de 6.285 compradores. Segue-se o smart fortwo (4,545) e o Tesla Model Y (4,276). Assim, parece que os italianos, quando se trata de carros movidos a bateria, tem sua maioria nos carros pequenos.
País | 1º lugar | 2º lugar | 3º lugar | Vendas e participação de mercado |
Itália | Fiat 500e (6.285) |
smart fortwo (4.545) |
Tesla Model Y (4.276) |
49,536 (3,7%) |
Por outro lado, a China está em plena expansão, com um total de 5.365.000 vendas (de um total de 26.864.000 no país e 7,8 milhões de VE em todo o mundo), representando um impressionante 20% do mercado. Nesta fase, o Wuling HongGuang Mini EV triunfa (443.384 emplacamentos), vencendo Tesla Model Y (315.314) e BYD Dolphin (204.895).
Os Estados Unidos também se saíram bem, avançando para 740.714 unidades emplacadas (5,4% do total de 13.828.331). E a campeã indiscutível é a Tesla, ocupando o primeiro e segundo lugares com o Model Y (208.316) e o seu primo Model 3 (189.206). O último lugar no pódio vai para o Ford Mustang Mach-E (39.458).
País | 1º lugar | 2° | 3° | Vendas e quota de mercado |
China | Wuling H. Mini EV (443.384) |
Tesla Model Y (315.314) | BYD Dolphin (204.895) | 5.365.000 (20%) |
Estados Unidos da América | Tesla Model Y (208.316) |
Tesla Model 3 (189.206) |
Ford Mustang Mach-E (39.458) |
740.714 (5,4%) |
Contudo, se olharmos para o market share, em vez dos números absolutos, então é a Alemanha que se sai melhor depois da China. Em solo alemão, os carros elétricos conquistam 17,7% do mercado, graças a 470.559 entregas de um total de 2.651.357. E, tal como nos EUA, são o Tesla Model Y e o Model 3 que figuram no topo (35.426 e 33.841 vendas, respectivamente). E o terceiro lugar vai para o Fiat 500e italiano (29.637).
Depois há o Reino Unido, onde os totalmente elétricos já respondem por 16,6% (267.203 de um total de 1.614.063). Quem ganha? Tesla Model Y e Model 3 novamente (35.455 e 19.071 vendas respectivamente). A seguir vem o Kia Niro (11.197).
E a França? O mercado de elétricos voa a 12,2% (203.121 emplacamentos de um total de 1.659.000). Os melhores do segmento são o Peugeot e208 (19.219), Dacia Spring (18.326) e Tesla Model 3 (17.005).
Os dados, portanto, falam por si: nenhum grande mercado na Europa está ficando para trás como a Itália. Incluindo a Espanha, apesar de uma participação de mercado muito próxima: 3,8%. Isto graças a 30.541 emplacamentos, que tomam o seu lugar entre as 813.396 entregas totais. E os carros elétricos mais populares são o Tesla Model 3 (2.676), Fiat 500e (1.867) e Tesla Model Y (1.866).
Para o Velho Continente, a Hungria fecha com uma participação de mercado ainda superior à italiana: 4,1%. Os números absolutos são, no entanto, mais baixos. Estamos falando de 5.242 veículos elétricos a bateria vendidos, de um total de 129.297 carros. O ranking traz o Tesla Model 3 (397) na liderança, e depois, num empate, Dacia Spring e Kia Niro (386).
País | 1º lugar | 2º lugar | 3º lugar | Vendas e participação de mercado |
Alemanha | Tesla Model Y (35,426) |
Tesla Model 3 (33,841) |
Fiat 500 (29,637) |
470.559 (17,7%) |
Reino Unido | Tesla Model Y (35,551) |
Tesla Model 3 (19,071) |
Kia Niro (11,197) |
267.203 (16,6%) |
França | Peugeot e208 (19,219) | Dacia Spring (18,326) |
Tesla Model 3 (17,005) |
203,121 (12,2%) |
Hungria | Tesla Model 3 (397) |
Dacia Spring (386) |
Kia Niro (386) |
5.242 (4,1%) |
Espanha | Tesla Model 3 (2,676) |
Fiat 500e (1,867) |
Tesla Model Y (1,866) |
30.541 (3,8%) |
Passamos agora para o outro lado do mundo para descobrir um dos mercados a ficar de olho nos próximos anos: a Índia. Ali, o carro elétrico atingiu 1,3% (48.563 emplacamentos de um total de 3.820.045). Graças principalmente a Tata, primeiro e segundo lugares com Nexon EV (29.258) e Tigor EV (12.022). O terceiro é o MG ZS (4.494).
A Rússia, por outro lado, caiu, registando apenas 368 emplacamentos de elétricos, numa região onde os automóveis em geral caíram para 652.240 entregas. Neste contexto longe de ser cor-de-rosa, são os veículos premium e de luxo que se mantêm (mais ou menos): Porsche Taycan (152), Audi e-tron (118) e Audi e-tron Sportback (91).
O ranking é também liderado pela Tesla na Austrália (Model 3 com 10.877 e Model Y com 8.716), enquanto no Brasil e na Turquia Volvo XC40 e BMW iX lideram (1.915 e 1.502 respectivamente). Os últimos entre os países 'pesquisados' são a Argentina (Coradir Tito; 193) e a Indonésia (Wuling Air EV; 8.053).
País | 1º lugar | 2º lugar | 3º lugar | Vendas e participação de mercado |
Argentina | Coradir Tito (193) |
Nissan Leaf (37) |
Sero Electric (10) |
244 (0,1%) |
Austrália | Tesla Model 3 (10,877) |
Tesla Model Y (8,716) |
BYD Act 3 (2,113) |
33.271 (3,2%) |
Brasil | Volvo XC40 (1,915) |
Caoa Chery ICar (785) |
JAC E-JS1 (610) |
8.460 (0,4%) |
China | Asa H. Mini EV (443,384) |
Tesla Model Y (315,314) | BYD Golfinho (204,895) | 5,365,000 (20%) |
França | Peugeot e208 (19,219) | Dacia Spring (18,326) |
Tesla Model 3 (17,005) |
203,121 (12,2%) |
Alemanha | Tesla Model Y (35,426) |
Tesla Modelo 3 (33,841) |
Fiat 500 (29,637) |
470.559 (17,7%) |
Índia | Tata Nexon EV (29,258) |
Tata Tigor EV (12,022) |
MG ZS (4,494) |
48,563 (1,3%) |
Indonésia | Wuling Air EV (8,053) |
Hyundai Ioniq 5 (1,829) | Lexus UX (127) |
10,149 (1,1%) |
Itália | Fiat 500e (6,285) |
smart fortwo (4,545) |
Tesla Model Y (4,276) |
49,536 (3,7%) |
Reino Unido | Tesla Model Y (35,551) |
Tesla Model 3 (19,071) |
Kia Niro (11,197) |
267.203 (16,6%) |
Rússia | Porsche Taycan (152) |
Audi e-tron (118) |
Audi e-tron Sportback (91) | 368 (0,1%) |
Espanha | Tesla Model 3 (2,676) |
Fiat 500e (1,867) |
Tesla Model Y (1,866) |
30.541 (3,8%) |
Estados Unidos da América | Tesla Model Y (208,316) | Tesla Modelo 3 (189,206) | Ford M. Mach-E (39,458) |
740.714 (5,4%) |
Turquia | BMW iX (1,502) |
Renault Zoe (1,155) |
Skywell ET5 (1,150) |
8,210 (1%) |
Hungria | Tesla Model 3 (397) |
Dacia Spring (386) |
Kia Niro (386) |
5.242 (4,1%) |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033