Renault lança kit de conversão elétrica para carros clássicos
Bateria de 10,7 kWh, motor de 14,5 kW e um preço de 17.900 euros. Uma conversão interessante, mas para poucos
Para transformar carros clássicos em modelos 100% elétricos, a Renault desenvolveu em colaboração com a R-FIT um programa de conversão dedicado ao 2CV, Renault 4, Renault 5 e em breve ao Twingo.
Conversão do powertrain
Se o nome R-FIT já toca um sino, é porque é uma abreviatura da palavra Retrofit, ou seja, a arte, bem conhecida entre os entusiastas do automobilismo, de equipar com alguns componentes originais, de outras versões, seus próprios carros.
Neste caso, o "componente" a ser substituído e montado é todo o powertrain, segundo um projeto preciso, bem pensado e perfeitamente homologado. Este kit de conversão para elétrico é, de fato, concebido por uma equipe de engenheiros da empresa R-FIT, que se especializou nestas conversões durante anos.
Dedicado aos quatro modelos compactos mais emblemáticos da montadora francesa, é composto por uma bateria de 10,7 kWh posicionada no lugar do tanque clássico de gasolina, combinado com um gerador elétrico montado na frente com 14,5 kW de potência contínua e 48 kW de potência de pico, montado no lugar do motor a gasolina.
O resultado? Um automóvel clássico francês, amado pela maioria, capaz de viajar 80 km com uma única carga, o que também pode ser feito em uma tomada doméstica em 3 horas e meia. Tudo isto inclui uma garantia de dois anos emitida diretamente pelo fabricante e uma aprovação de tipo UTAC para que possa circular em toda a Europa.
Onde e como?
Mas quanto custa realmente a conversão de modelos Renault clássicos e onde é que ela pode ser feita? Por enquanto, é exclusivamente dedicado ao mercado francês, e pode ser feito em 6 oficinas em todo o país e custa 17.900 euros (R$ 99.300), um preço que inclui a mão-de-obra da instalação.
Não é certamente um investimento para todos, mas não está excluído que nos próximos anos o programa possa expandir-se para o resto da Europa e ser oferecido a preços mais vantajosos. Entretanto, se já tiver um destes carros na sua garagem, poderá considerar guardá-lo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 5 Turbo 3E: Versão elétrica do lendário R5 Turbo está a caminho
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos