page ad skin

Renault lança kit de conversão elétrica para carros clássicos

Bateria de 10,7 kWh, motor de 14,5 kW e um preço de 17.900 euros. Uma conversão interessante, mas para poucos

La conversione delle Renault classiche in auto elettriche

Para transformar carros clássicos em modelos 100% elétricos, a Renault desenvolveu em colaboração com a R-FIT um programa de conversão dedicado ao 2CV, Renault 4, Renault 5 e em breve ao Twingo. 

Conversão do powertrain

Se o nome R-FIT já toca um sino, é porque é uma abreviatura da palavra Retrofit, ou seja, a arte, bem conhecida entre os entusiastas do automobilismo, de equipar com alguns componentes originais, de outras versões, seus próprios carros.

Neste caso, o "componente" a ser substituído e montado é todo o powertrain, segundo um projeto preciso, bem pensado e perfeitamente homologado. Este kit de conversão para elétrico é, de fato, concebido por uma equipe de engenheiros da empresa R-FIT, que se especializou nestas conversões durante anos.

A conversão de Renaults clássicos em carros elétricos
A conversão de Renaults clássicos em carros elétricos

Dedicado aos quatro modelos compactos mais emblemáticos da montadora francesa, é composto por uma bateria de 10,7 kWh posicionada no lugar do tanque clássico de gasolina, combinado com um gerador elétrico montado na frente com 14,5 kW de potência contínua e 48 kW de potência de pico, montado no lugar do motor a gasolina.

O resultado? Um automóvel clássico francês, amado pela maioria, capaz de viajar 80 km com uma única carga, o que também pode ser feito em uma tomada doméstica em 3 horas e meia. Tudo isto inclui uma garantia de dois anos emitida diretamente pelo fabricante e uma aprovação de tipo UTAC para que possa circular em toda a Europa.

A conversão de Renaults clássicos em carros elétricos

Onde e como?

Mas quanto custa realmente a conversão de modelos Renault clássicos e onde é que ela pode ser feita? Por enquanto, é exclusivamente dedicado ao mercado francês, e pode ser feito em 6 oficinas em todo o país e custa 17.900 euros (R$ 99.300), um preço que inclui a mão-de-obra da instalação.

Não é certamente um investimento para todos, mas não está excluído que nos próximos anos o programa possa expandir-se para o resto da Europa e ser oferecido a preços mais vantajosos. Entretanto, se já tiver um destes carros na sua garagem, poderá considerar guardá-lo.

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários