A Toyota é conhecida sobretudo pelos seus veículos híbridos, com o Prius sendo o que mais surge à mente. Mas, com todos os outros fabricantes correndo em direção a um futuro totalmente elétrico, a marca japonesa parece estar atrasada em termos de uma adopção em maior escala de veículos 100% movidos por baterias.

De fato, esta é uma das razões pelas quais o seu CEO, Akio Toyoda, que é neto do fundador da empresa, irá abandonar a empresa em abril. Mas mesmo quando a Toyota se movimenta para desenvolver a sua primeira plataforma dedicada de veículos elétricos, ainda não vai fazer a mudança para uma linha totalmente elétrica e agora está usando a ciência para dizer aos extremistas que vislumbram um futuro com somente carros elétricos que eles estão errados.

Toyota BZ4x 2023

Com alguns fatos e números sólidos à mão, o cientista chefe do fabricante de automóveis, Gill Pratt, diz que a melhor abordagem para um futuro sustentável é multifacetada, misturando elétricos com híbridos e outras tecnologias verdes, e não um compromisso completo apenas com carros movidos a bateria.

Automotive News informou em artigo que esta afirmação foi feita pela primeira vez no Fórum Económico Mundial em Davos e, mais recentemente, Pratt repetiu a mensagem de Tóquio, numa tentativa de oferecer algum contexto à estratégia de longo prazo da Toyota.

"O tempo mostrará que o nosso ponto de vista é realmente o correto", disse Pratt em Tóquio. "De uma forma ou de outra, haverá uma diversidade de grupos motopropulsores utilizados em todo o mundo".

Esta afirmação vem na medida em que várias marcas de automóveis se comprometeram em se tornar totalmente elétricas em algum momento no futuro, com Honda, Acura, Cadillac, Jaguar, Mercedes-Benz e Audi, entre outras, dizendo que farão o melhor que puderem para se tornarem neutros em carbono neste século.

Em contraste, a Toyota quer vender cerca de 5,5 milhões de automóveis híbridos convencionais e plugáveis por ano a partir de 2030, bem como 3,5 milhões de elétricos, incluindo 1 milhão de automóveis da marca Lexus.

Galeria: Avaliação Toyota bZ4X 2023

Portanto, a Toyota não é anti-elétricos, mas acredita numa abordagem diversificada e prevê uma escassez global de lítio, que é o material mais importante utilizado nas atuais baterias encontradas em modelos elétricos e eletrificados. Gill Pratt e a sua equipe concluíram que, para reduzir ao máximo as emissões de carbono, faz mais sentido espalhar a oferta limitada de lítio entre o maior número possível de carros, eletrificando o maior número possível de veículos.

Ele formulou a hipótese de uma frota de 100 automóveis com motores de combustão interna com emissões médias de 250 gramas de dióxido de carbono por quilometro percorrido. Agora, assumindo um fornecimento limitado de lítio, só há o suficiente para fazer 100 kWh de baterias. O cientista chefe da Toyota diz que se essa quantidade fosse utilizada para uma única e grande bateria, a média das emissões de toda a frota diminuiria apenas 1,5 g/km.

Mas se a pequena quantidade de lítio fosse distribuída por baterias menores, de 1,1 kWh, seria possível fabricar 90 carros híbridos, o que ainda deixaria 10 carros de combustão tradicionais, mas as emissões médias da frota teórica baixariam para 205 g/km. Uma redução maior do que se introduzindo apenas um carro 100% elétrico na frota.

Toyota BZ4x 2023

É uma ideia contra-intuitiva, que uma grande frota de híbridos teria um maior impacto positivo nas emissões do que uma frota menor de elétricos, e a Toyota diz que esta nuance se perde nas conversações sobre a adoção de carros elétricos em escala global. Pratt também criticou as ambições das empresas automóveis rivais, chamando-as de "otimistas" e dizendo que as suas declarações normalmente são acompanhadas por uma observação dizendo "se as condições o permitirem".

"O que tem de mudar é que temos de amadurecer um pouco, e temos de deixar de confiar somente em intenções", disse ele. "Uma verdadeira discussão é que estas são as limitações no desenvolvimento dos recursos no mundo, tanto os recursos materiais como as infra-estruturas de carregamento e a energia renovável... Se isso for verdade, como é que reduzimos a quantidade total de dióxido de carbono que se vai acumular? Essa é uma discussão madura, não uma espécie de discussão de sonho".

Segundo a Automotive News, Gill Pratt foi inspirado a aprofundar a questão da bateria pela experiência da sua própria família com um Tesla Model X, que tem mais de 300 milhas de alcance, mas o carro é normalmente conduzido a menos de 30 milhas por dia, o que significa que 90 por cento da bateria é "peso morto".