page ad skin

Audi usará plataforma Scout para ter SUV elétrico rival do Classe G

Novo modelo terá ampla capacidade off-road e deverá chegar ao mercado em 2027

Volkswagen Rugged SUV Teaser

Além das diversas opções de veículos elétricos já em oferta, o portfólio de SUVs da Audi terá modelo especial nesta transição para eletrificação total. Conforme revela reportagem da revista britânica Autocar, a marca usará a plataforma da Scout (marca recém-ressuscitada pelo grupo Volkswagen na América do Norte) para desenvolver um inédito off-road elétrico topo de linha. 

A meta será rivalizar diretamente com o Mercedes-Benz Classe G (que em breve será puramente elétrico na forma do EQG) e Land Rover Defender (que também está com variante elétrica à vista). O martelo ainda não foi batido internamente, mas desde já o projeto vem sendo aguardado com bastante expectativa. Não por acaso, os próprios executivos da empresa fornecem pistas sobre a novidade.

Galeria: Audi Activesphere Concept 2023

Prova disso veio recentemente do chefe de design da empresa, Marc Lichte. "Há espaço [para tal modelo]. Há potencial porque há apenas dois players premium", disse fazendo referência aos rivais acima citados. O executivo falou ainda sobre o desenho, acrescentando que não terá estilo quadrado. "Não parecerá uma Classe G e não parecerá um Defender, posso prometer. Será outra coisa", prometeu.

Se tudo seguir conforme planejado, o novo Audi rival do Classe G chegará ao mercado em 2027. A Audi, inclusive, já estaria trabalhando com o fabricante Magna em baterias e eletrônicos para serem usados pelo modelo. O grupo VW deverá contratar a Magna para construir os modelos Scout e, consequentemente, também o inédito Audi.

Segundo previsões, a meta será produzir anualmente 100.000 unidades dos modelos Scout (um SUV e uma picape, ambos totalmente elétricos). No caso do Audi, rumores indicam cerca de 50.000 exemplares anuais - o que enseja comercialização não apenas nos Estados Unidos, mas também na Europa e mercados da Ásia.