A BMW confirmou de forma oficial que passará a produzir carros elétricos no México. O fabricante premium alemão divulgou um comunicado onde anuncia os próximos passos do seu plano de transição energética e um investimento de 800 milhões de euros no país latino-americano.
Com a meta de que os veículos elétricos atinjam pelo menos 50% das vendas totais da empresa em 2030, o BMW Group está iniciando uma nova rodada de investimentos em suas fábricas para a expansão de sua linha de produção global.
A fábrica de San Luis Potosí, no México, vai produzir modelos totalmente elétricos baseados na nova plataforma Neue Klasse e está estabelecendo sua própria unidade de montagem de baterias de alta voltagem para essa finalidade.
“Nós estamos sistematicamente direcionando a nossa rede de produção para a eletromobilidade. No México, estamos investindo 800 milhões de euros em nossa planta e criando cerca de 1.000 novos empregos”, explicou Milan Nedeljković, Membro do Conselho de Administração da BMW AG
De acordo com o cronograma divulgado, os primeiros carros elétricos de nova geração sairão da linha de produção na planta de Debrecen, Hungria, a partir de 2025, seguido pela planta em Munique, Alemanha. O passo seguinte será o início da produção desses modelos elétricos no México em 2027.
Recentemente, a BMW anunciou um investimento de 1,7 bilhão de dólares na expansão de sua unidade de produção em Spartanburg, nos Estados Unidos. Isso inclui 1 bilhão de dólares para os preparativos para a produção de veículos elétricos na planta estadunidense e 700 milhões de dólares para a construção de um novo centro de montagem para baterias de alta voltagem próximo à cidade de Woodruff, na Carolina do Sul.
No México, o investimento será de 800 milhões de euros. Deste montante, 500 milhões de euros destinam-se à construção de um novo centro de montagem de baterias de alta voltagem, localizado no terreno da fábrica em San Luis Potosí. O novo centro de montagem ocupa uma área de 85.000 m2.
Em operação desde 2019, a planta de San Luis Potosí já produz os modelos BMW Série 3, Série 2 Coupé e o novo M2 – em alguns casos, exclusivamente para o mercado global. A planta é projetada para ser altamente flexível, garantindo que apenas pequenos ajustes sejam necessários na carroceria e montagem para incorporar a nova arquitetura do veículo.
A Neue Klasse é a nova arquitetura multi-energia que está em desenvolvimento e servirá de base para os próximos veículos elétricos da BMW, que chegarão ao mercado a partir de 2025. No caso do México, especula-se que o primeiro modelo a ser produzido será o futuro BMW Série 3 elétrico, sucessor do modelo atual e oferecido também em versão zero emissão.
Os modelos da Neue Klasse usarão novas células cilíndricas de bateria de íon-lítio desenvolvidas especificamente para o que será a sexta geração da tecnologia BMW eDrive. O novo formato de bateria aumentará a densidade de energia em mais de 20% e melhorará a velocidade e o alcance do carregamento em até 30%.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv