A Sembcorp, um conglomerado industrial com sede em Singapura, e a Autoridade do Mercado de Energia de Singapura (EMA), anunciaram o comissionamento bem-sucedido de um sistema de armazenamento de energia de 285 MWh que servirá à próspera cidade-estado.

O sistema de grande capacidade possui 800 baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP) de alta densidade energética e ocupa uma área equivalente a 2 hectares, suficiente para atender às necessidades de eletricidade de cerca de 24.000 residências de quatro quartos por um dia. Trata-se do maior sistema de armazenamento de energia do sudeste asiático, de acordo com a Sembcorp.

"Seu rápido tempo de resposta para armazenar e fornecer energia em milissegundos é essencial para mitigar a intermitência solar causada pela mudança das condições climáticas no clima tropical de Cingapura", disse a empresa em comunicado. "Também pode fornecer reservas para a rede elétrica, o que libera as usinas de geração de energia para gerar mais eletricidade para atender à demanda, quando necessário."

Sembcorp - sistema amarzenamento energia

Um sistema de controle central regula os ciclos de carga e descarga das baterias, de acordo com as necessidades da rede. O sistema integrado também inclui sistemas de refrigeração líquida ou sistemas de ar condicionado integrados para manter as temperaturas de operação ideais.

Ele usa a plataforma de Controle de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA) da Envision para serviços de monitoramento e controle e também possui a solução Smart String ESS da Huawei para controle de temperatura.

sembcorp-banyan-energy-storage-system-05

Sistemas desse tipo estão se tornando cada vez mais frequentes em países da Ásia, Europa e também na Austrália, bem como nos Estados Unidos. Com isso, o conceito de geração descentralizada de energia vai se tornando uma realidade cada vez mais frequente. 

Fonte: Sembcorp