No final de janeiro, o CEO da marca VW Thomas Schäfer demitiu seu diretor de design Jozef Kaban e contratou o ex-chefe de design da Bentley Andreas Mindt. Em apenas alguns dias no cargo, o novo designer deverá apresentar projetos para um ID Tiguan em março, que deverá ser lançado em 2026, relata a Automobilwoche, citando fontes do grupo.
Afirma-se que Schäfer achou os projetos de Jozef Kaban muito bem comportados e não suficientemente distintos. Em particular, o ID. Life (que deve entrar em produção em série em 2025 como ID.2) não era do agrado de Schäfer; e Kaban foi supostamente convidada a redesenhá-lo. O carro deveria parecer mais "moderno".
Mas Schäfer também estava insatisfeito com o projeto de Kaban para o Trinity, afirma-se. Um esboço teaser do carro, que deveria ser lançado em 2026, foi mostrado pelo predecessor de Schäfer, Ralf Brandstätter, em março de 2022. Mas Schäfer, que sucedeu Brandstätter em 1 de julho, não gostou do estilo.
Em vez de um sedã plano com formas aerodinâmicas, Schäfer queria um crossover. Mas o Trinity não entrará em produção em série até 2028 ou mesmo mais tarde por causa dos problemas de software conhecidos.
Mas o assunto é mais urgente com o VW ID.7. Schäfer também supostamente não estava muito satisfeito com este projeto, mas por causa do planejamento avançado, ele acabou aceitando. Afinal, o carro está programado para estrear em meados de 2023.
Em geral, um VW deve se parecer com um VW novamente e visualmente se destacar mais claramente da concorrência. E o design deve "despertar emoções", exige Schäfer. Ao imaginar o novo design, o chefe da marca disse em novembro: "Mais escultura, precisão, menos formas redondas". Depois que Kaban aparentemente não queria ou não podia atender às expectativas de Schäfer, ele foi substituído em 1 de fevereiro. Mindt agora deveria fazer melhor.
A família ID foi um grande sucesso com seu novo visual, disse Schäfer no ano passado à margem da feira em Los Angeles. Mas agora a VW deve voltar aos valores da marca. Transformar um ícone de marca no futuro de tempos em tempos (como acontece com o ID. Buzz) é bom, mas a Volkswagen não deve confiar apenas no design retrô.
O ID Tiguan, que está planejado para 2026, provavelmente mostrará como será tudo isso, de acordo com o artigo. O carro não terá um visual de identificação típico, mas será mais orientado para o modelo do motor de combustão. É destinado à parte da clientela que não gosta do visual de identificação. Schäfer não dá muito tempo ao novo designer para seus projetos: como mencionado, Andreas Mindt deverá apresentar os primeiros rascunhos em março.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acende sinal de alerta: fechamento de fábricas e amplos cortes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volkswagen relança Scout com SUV e picape elétricos; veja fotos e detalhes
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Grupo Volkswagen: Fábrica de veículos elétricos corre risco de fechar
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Inovação promete acabar com incêndios em carros elétricos