A BorgWarner, um dos grandes fornecedores automotivos globais, avança no campo da mobilidade elétrica ao ampliar a produção de inversores à base de carboneto de silício (SiC) de 800 V para veículos elétricos a bateria.
Atualmente, a maioria dos veículos elétricos está equipada com um sistema de 400 volts. Os inversores não apenas convertem a corrente direta armazenada na bateria em corrente alternada, mas também convertem a energia recuperada durante a frenagem de volta à bateria.
Com a demanda cada vez maior por veículos elétricos com mais autonomia e requisitos mais altos de desempenho de carregamento, um material semicondutor mais eficiente se faz necessário para aumentar a densidade de potência dos inversores e conjuntos de acionamento elétrico.
Dessa forma, a BorgWarner investiu no desenvolvimento de tecnologia para permitir a aplicação de carboneto de silício, desenvolvendo um inversor SiC de resfriamento de dupla face com alta potência que pode ser aplicado a sistemas de 800 volts.
A BorgWarner trabalha com duas variantes dos módulos de potência para veículos elétricos de passageiros: uma de 250kW para carros de passeio e veículos utilitários com tração nas quatro rodas e um módulo de 350kW para os veículos de desempenho.
“Como um fornecedor atual de inversores de 400 volts para a montadora, foi uma vitória significativa para nossa equipe ser contratado também para o programa de 800 volts”, disse o Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
“Este negócio expandido solidifica a posição da BorgWarner como um fornecedor estratégico de inversores para este cliente de longa data enquanto eles fazem a transição para a próxima fase de sua estratégia de BEV".
Aproveitando a família Viper de módulos de potência de silício e SiC da BorgWarner, a empresa é capaz de fornecer inversores de 400 V e 800 V que oferecem menor massa, maior eficiência, escalabilidade e densidades de energia mais altas.
O procedimento operacional padrão completo para o novo programa de inversores é 2025, quando o volume anual chegará a 400.000 unidades do componente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Como ficará o boom de carros elétricos nos EUA se Trump vencer?
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033