A Tesla terá que abrir sua rede Supercharger de carregadores rápidos EV para receber qualquer veículo elétrico que utilize o conector CCS, isso se quiser uma fatia do subsidio bilionário de US$ 7,5 bilhões planejado por Washington para acelerar a adoção do carro elétrico em todo os Estados Unidos.
A história foi compartilhada pela Reuters, que explica que a administração Biden quer encher o país com 500.000 carregadores EV nos próximos anos, acima dos 100.000 em 2021, e que quer converter 50% de todas as vendas de veículos novos em elétricos até 2030.
É um empreendimento gigantesco que precisa do envolvimento da Tesla e de sua ampla rede de Supercharger, que atualmente conta com quase 5.000 estações e mais de 40.000 conectores em todo o mundo. Mas até agora, a Tesla manteve sua rede de carregamento exclusiva para seus próprios modelos, embora, na Europa e na Austrália, tenha aberto algumas de suas estações para EVs feitas por outros fabricantes.
Entretanto, na Europa, a maioria dos carros elétricos, incluindo os fabricados pela Tesla, usam o conector CCS Combo 2 para carregar, enquanto nos Estados Unidos, os Superchargers oferecem apenas o conector NACS (North American Charging Standard) da Tesla.
Elon Musk disse em mais de uma ocasião que a Tesla implementará o CCS Combo 1 nos Superchargers norte-americanos da empresa, mas nada realmente aconteceu a este respeito, com um eletroposto "Magic Dock" com CCS1 supostamente em funcionamento. Os proprietários da Tesla podem obter um adaptador CCS1 que pode ser conectado em estações de carregamento disponíveis em todo o país, mas os proprietários de EVs feitos por outras marcas não podem acessar a rede da Tesla.
Isto pode mudar em breve se o fabricante norte-americano quiser obter uma parte do enorme plano de subsídio de 7,5 bilhões de dólares. De acordo com a Reuters, o Departamento de Transportes disse que finalizará esta semana uma exigência que pressionará a Tesla a expandir sua rede para os EVs concorrentes.
A democratização do acesso à rede Supercharger pode ser um grande sucesso para a Tesla, abrindo um novo fluxo de receita para a empresa, mas também pode ter efeitos negativos sobre o apelo de exclusividade da marca. Além disso, será muito mais difícil administrar uma rede que seja adequada a todos os veículos elétricos, como temos visto repetidas vezes com estações públicas de recarga.
Vale notar que não somente a Tesla será elegível para receber fundos governamentais, mas todas as empresas que podem ajudar a acelerar a instalação de estações de carregamento com conectores CCS, como EVgo, Electrify America e ChargePoint, entre outros.
Fonte: Reuters
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