A Ford anunciou a construção de uma nova fábrica de baterias nos Estados Unidos. Localizada em Marshall, Michigan, a unidade produzirá baterias de fosfato-lítio-ferro (LFP) para sua linha de veículos elétricos, incluindo os modelos F-150 Lightning e Mustang Mach-E.
A nova fábrica, chamada BlueOval Battery Park Michigan, empregará 2.500 trabalhadores quando iniciar suas operações em 2026 e será capaz de adicionar 35 GWh de capacidade de baterias LFP ao portfólio da Ford, o que é suficiente para alimentar aproximadamente 400.000 veículos elétricos.
Esse projeto é fruto de um novo acordo com a Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL), o fabricante chinês líder mundial de baterias. Sob o acordo, a subsidiária integral da Ford fabricaria as células de bateria usando o conhecimento e os serviços de células de bateria LFP fornecidos pela CATL.
Célula de bateria LFP
Células de bateria NCM
Além disso, ao oferecer LFP como uma segunda química de bateria, além do níquel-cobalto manganês (NCM), a Ford ampliará as possibilidades de aplicação para seus veículos elétricos com diferentes características.
Em termos práticos, as baterias LFP são muito duráveis e toleram uma carga mais frequente e rápida, ao mesmo tempo em que utilizam menos materiais de alta demanda e de alto custo. Esta bateria de menor custo, em escala, ajudará a Ford a conter ou mesmo reduzir ainda mais os preços dos seus carros elétricos.
Com este investimento de US$ 3,5 bilhões, a Ford e seus colaboradores em tecnologia de baterias anunciaram US$ 17,6 bilhões em investimentos na produção de veículos elétricos e baterias nos Estados Unidos desde 2019, como parte do compromisso da empresa de investir mais de US$ 50 bilhões em veículos elétricos globalmente até 2026.
A Ford está trabalhando para atingir uma produção anual de 600.000 veículos elétricos globalmente até o final deste ano e 2 milhões globalmente até o final de 2026, como parte de seu plano Ford+ para a transição energética.
Mesmo antes da abertura da nova fábrica anunciada, a Ford introduzirá baterias LFP no Mustang Mach-E este ano e no F-150 Lightning em 2024 para aumentar a capacidade de produção, com o objetivo de reduzir os tempos de espera dos clientes. Vale lembrar que o Mach-E está confirmado para o Brasil e deve ser lançado por aqui no primeiro semestre de 2023.
Este novo anúncio mostra que as montadoras estão se posicionando para ter maior controle sobre a produção e fornecimento de baterias para seus EVs. Um movimento que, no caso dos Estados Unidos, já tem relação direta com a nova Inflation Reduction Act, a nova lei de incentivos elaborada pelo governo Biden e que tem como objetivo impulsionar a produção local e o mercado de veículos elétricos, baterias e insumos.
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