Galaxy é a nova marca de elétricos e híbridos plug-in de luxo da Geely
Submarca lançará sete modelos até 2025, quatro híbridos plug-in de longo alcance e três veículos elétricos a bateria
A gigante chinesa Geely Auto lançou oficialmente sua nova marca de veículos eletrificados de luxo Galaxy em um evento em Hangzhou, nesta sexta-feira.
A montadora tem grandes ambições para a nova linha de veículos, que incluirá um total de sete modelos altamente eficientes dentro dos próximos dois anos - quatro híbridos plug-in de longo alcance e três veículos elétricos a bateria.
Dois veículos foram apresentados no evento: o SUV híbrido plug-in Galaxy L7, que é um modelo de produção, e o Galaxy Light, um conceito totalmente elétrico. Os primeiros a chegar serão dois híbridos plug-in: o Galaxy L7 no segundo trimestre de 2023, seguido pelo sedã Galaxy L6 - que não foi revelado - no terceiro trimestre.
Quanto aos modelos totalmente elétricos, o primeiro a chegar será o carro-chefe Galaxy E8, programado para ser entregue no quarto trimestre de 2023. A Geely não deu detalhes, mas o espetacular conceito Galaxy Light provavelmente é uma prévia do primeiro EV de produção da nova marca.
Afirma-se que a linha Galaxy integre as capacidades globais de desenvolvimento de carros da Geely, com seus produtos BEV utilizando uma arquitetura eletrificada inteligente dedicada - provavelmente derivada da plataforma SEA EV - e os modelos PHEV utilizando a plataforma E-CMA - que já é utilizada por modelos incluindo o Lynk&Co 01, Polestar 2, e Volvo XC40 Recharge.
Como você pode ver nas fotos, os modelos Galaxy da Geely apresentarão uma nova linguagem de design futurista criada especificamente para a marca. Não há emblemas Geely em nenhum dos veículos, que em vez disso apresentam um logotipo que lembra a submarca Geometry, consistindo de seis quadrados brancos dispostos em duas fileiras horizontais sobrepostas.
O Galaxy Light é um impressionante fastback que se assemelha ao Porsche Taycan, só que é mais futurista, apresentando porta borboleta dianteira e portas traseiras com dobradiças. O interior é carregado de tecnologia, com destaque para um display maciço que abrange quase toda a largura do painel de instrumentos, iluminação ambiente inovadora e materiais translúcidos.
A gigante tela sensível ao toque funciona em um novo sistema operacional de veículo inteligente chamado Galaxy N-OS, que é alimentado pelo chip Snapdragon 8155 da Qualcomm. A Geely diz que o sistema operacional permite "a mais rápida inicialização de sistema e tempo de resposta em sua categoria, levando apenas 0,5 segundos para chegar a um estado operacional pronto".
Até 2025, o Geely Holding Group espera completar o lançamento de sua rede de 72 satélites, fornecendo cobertura global completa para os modelos Galaxy para "posicionamento preciso de centímetros" e "mapas de alta precisão para auxiliar na funcionalidade de direção inteligente".
Novo motor híbrido com 44,2% de eficiência térmica
No evento, a Geely também forneceu detalhes sobre o trem de força NordThor Hybrid 8848 de última geração com uma eficiência térmica de pico de 44,26%. Emparelhado com uma transmissão híbrida dedicada de três velocidades (DHT) e apresentando o primeiro sistema de gestão de energia preditiva do setor, afirma-se que o motor híbrido dedicado melhora a economia de combustível em até 15% em relação aos PHEVs existentes da Geely.
No Galaxy L7, afirma-se que o trem de força atinge um consumo real de combustível de 5,23 litros/100 km (19,1 km/l), permitindo um alcance de 1.370 km com um tanque de combustível - o alcance no modo elétrico será anunciado mais tarde.
Fonte: Geely Auto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely supera BYD e lança sistema híbrido com autonomia de até 2.390 km
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Geely terá sistema híbrido com 2.000 km de alcance para peitar a BYD
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Geely revela carro elétrico urbano 'estiloso'; rival do BYD Dolphin
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Aegis Lithium: Bateria à "prova de balas" da Geely desafia Blade da BYD