Renault já tem carro elétrico com bateria de sódio; estreia será em junho
Produzido na China pela joint venture Jiangling, o EV3 chegará ao mercado como uma promessa de carros elétricos mais baratos
Um dos primeiros carros elétricos com produção em série equipado com baterias de sódio está pronto para chegar ao mercado. A fabricante chinesa de baterias Farasis Energy começará em breve a fornecer à Jiangling Motors Electric Vehicle (JMEV), que é de propriedade majoritária da Renault, baterias de íons de sódio para o compacto EV3.
Parceira da Renault, a Farasis Energy já converteu algumas de suas linhas de produção de baterias de lítio em sua fábrica de Ganzhou em linhas de produção de baterias de íons de sódio. Dessa forma, a empresa chinesa poderá atender à exigência da Jiangling Motors de iniciar a produção em massa antes de 30 de junho, informou.
De promessa ainda em estágio de desenvolvimento, as baterias de íons de sódio estão ganhando velocidade de forma rápida. Há poucos dias, publicamos aqui que outra empresa chinesa, a Hina Battery, anunciou três tipos de células de sódio e começou a produzir unidades de testes para um exemplar do JAC e-JS1, por lá batizado como Sehol E10X.
No caso do compacto JMEV EV3, um modelo que é desconhecido para nós, será equipado com um motor elétrico de 35 kW (47 cv) de potência e uma bateria de 32 kWh homologada para um alcance de 302 km pelo ciclo CLTC, mais otimista que o padrão WLTP, então podemos esperar por uma autonomia real de cerca de 250 km com as baterias de sódio.
De uma forma geral, as baterias de íons de sódio são muito semelhantes às baterias de íons de lítio, mas elas são mais baratas e rápidas para carregar e podem substituir os acumuladores de lítio em aplicações com necessidades de densidade de energia relativamente baixas.
As baterias de íons de sódio já existentes no mercado são usadas principalmente no campo de baterias de armazenamento de energia e raramente usadas em veículos elétricos porque geralmente eles precisam de baterias com maior densidade de energia.
Mas no caso de carros elétricos leves e compactos, para uso urbano, elas devem encontrar o seu lugar. No entanto, isso não significa o fim da bateria de lítio, ou seja, ainda haverá espaço para vários tipos de composições químicas, de acordo com a aplicação, segmento, porte do veículo ou necessidade de alcance mais amplo.
Fundada em 2015, a Jiangling Motors lançou vários modelos de veículos elétricos na China. A Renault se tornou a maior acionista da empresa ao investir US$ 144,9 milhões por uma participação de 50% em julho de 2019.
Galeria: Jiangling EV3 com bateria de sódio
Outras empresas chinesas como as montadoras BYD, NIO e a fabricante de baterias CATL também estão avançadas com seus projetos de baterias de sódio, mas ainda não divulgam um cronograma oficial, o que deve ocorrer em breve. Outros fabricantes ocidentais também estão nessa corrida e devem anunciar novidades logo mais.
Agora, fica a expectativa de como o modelo se sairá no mercado e a possibilidade da Renault aplicar em pouco tempo essa solução nos seus carros elétricos vendidos nos países ocidentais. E principalmente o quão baratos eles irão ficar.
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