A Anfavea divulgou nesta segunda (6) o balanço mensal do mercado automotivo no Brasil. As vendas como um todo cresceram 5,4% no bimestre em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o segmento de eletrificados (híbridos e elétricos) avançou expressivos 45% na mesma base de comparação.
Falando do mercado automotivo geral, a entidade destaca que o desempenho do primeiro bimestre foi "limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos", o que "reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção".
Por outro lado, o segmento de modelos eletrificados vai bem e continua avançando a passos largos, impulsionado pela crescente oferta de modelos e maior procura por veículos elétricos e híbridos.
Em fevereiro foram emplacados 4.300 eletrificados, uma redução de 4,4% na comparação com janeiro, mas um crescimento de 23,7% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram vendidas 3.500 unidades de modelos elétricos e híbridos.
A estimativa aponta para um crescimento de 40% nos emplacamentos desse segmento em relação ao ano passado - esta é a primeira vez que a Anfavea divulga uma estimativa de vendas para os eletrificados.
Traduzindo em números, no ano passado foram emplacados 49.300 automóveis e comerciais leves eletrificados no país, que pode subir para 70.500 unidades no fechamento de 2023, de acordo com a previsão da entidade.
Mas o destaque de fevereiro é mesmo a participação dos eletrificados no mercado automotivo, que atingiu 3,6%, o melhor resultado histórico. Para comparação, 2022 fechou com 2,5% de market share, contra 1,7% em 2021. Números que mostram uma rápida expansão dos modelos elétricos e híbridos.
Fonte: Anfavea
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul