Brasil: carros elétricos e híbridos atingem 3,6% de participação em fevereiro
Participação de mercado dos eletrificados no país avança para um novo recorde
A Anfavea divulgou nesta segunda (6) o balanço mensal do mercado automotivo no Brasil. As vendas como um todo cresceram 5,4% no bimestre em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o segmento de eletrificados (híbridos e elétricos) avançou expressivos 45% na mesma base de comparação.
Falando do mercado automotivo geral, a entidade destaca que o desempenho do primeiro bimestre foi "limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos", o que "reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção".
Por outro lado, o segmento de modelos eletrificados vai bem e continua avançando a passos largos, impulsionado pela crescente oferta de modelos e maior procura por veículos elétricos e híbridos.
Em fevereiro foram emplacados 4.300 eletrificados, uma redução de 4,4% na comparação com janeiro, mas um crescimento de 23,7% em relação ao mesmo mês de 2022, quando foram vendidas 3.500 unidades de modelos elétricos e híbridos.
A estimativa aponta para um crescimento de 40% nos emplacamentos desse segmento em relação ao ano passado - esta é a primeira vez que a Anfavea divulga uma estimativa de vendas para os eletrificados.
Traduzindo em números, no ano passado foram emplacados 49.300 automóveis e comerciais leves eletrificados no país, que pode subir para 70.500 unidades no fechamento de 2023, de acordo com a previsão da entidade.
Mas o destaque de fevereiro é mesmo a participação dos eletrificados no mercado automotivo, que atingiu 3,6%, o melhor resultado histórico. Para comparação, 2022 fechou com 2,5% de market share, contra 1,7% em 2021. Números que mostram uma rápida expansão dos modelos elétricos e híbridos.
Fonte: Anfavea
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA