O papel que o hidrogênio desempenhará no futuro, pelo menos num futuro não muito distante, ainda é incerto. Muitas empresas estão trabalhando arduamente para colocá-lo com segurança a serviço de todos, tanto na ruas quanto na indústria.
A última ideia neste sentido vem da Honda, que hoje revelou um inovador gerador elétrico de reserva alimentado por hidrogênio e feito através da reutilização do trem de força do sedã com célula de combustível Honda Clarity. Aqui está como ele é feito, onde será usado e por que é importante.
O objetivo da empresa na fase de projeto era encontrar uma maneira de gerar energia em condições de emergência de uma maneira completamente sustentável e limpa.
Aqueles que lidaram pelo menos um pouco com engenharia de construção sabem que normalmente em edifícios de escritórios, governamentais e universitários, na fase de construção, há sempre pelo menos um gerador elétrico de emergência, capaz de garantir uma certa autonomia de energia para a estrutura por um determinado período de tempo.
São sistemas que normalmente entram em funcionamento automaticamente durante um hipotético apagão, para permitir que máquinas ou pessoas continuem trabalhando sem problemas. Até agora, estes consistiam frequentemente de um motor a diesel ou a gasolina natural alimentado por uma reserva de combustível previamente reabastecida. Não exatamente uma forma verde de transformar energia, mas essencial em certos casos.
O novo projeto da Honda se propõe a mudar completamente este hábito, graças ao uso do hidrogênio.
Comecemos analisando a estrutura do novo gerador. Construído com uma caixa externa curva no topo e equipado com ventiladores de resfriamento, ele abriga uma composição de dois andares no interior, cada um dos quais abrigando um trem de força.
O gerador é alimentado pelo hidrogênio contido em um tanque externo que, uma vez passado através da célula de combustível emprestada do sedã Honda Clarity, é convertido em eletricidade que, por sua vez, é armazenada em um conjunto de baterias.
Isto pode ser replicado muitas vezes através da adição de módulos com diferentes conjuntos de geradores. Por exemplo, a unidade de demonstração construída para o campus da Califórnia foi projetada com células de combustível recuperadas de uma frota de sedãs alugados a longo prazo, que, ligadas entre si, contribuíram para uma capacidade total de cerca de 500 kW, expansível em mais 250 kW com a adição de mais quatro unidades.
A empresa anunciou que nos próximos anos irá instalar sistemas similares em outros edifícios de escritórios da empresa, com o objetivo de expandir esta tecnologia também para o exterior.
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