Os chineses são imbatíveis quando se trata de carros elétricos baratos. Os volumes gigantescos registrados em seu mercado para carros com emissão zero são precisamente o resultado da abundante oferta de modelos compactos ou subcompactos à venda a preços bem atraentes.
Daí uma consideração geral: se esta receita deu frutos na China, ela também poderia dar frutos na Índia, um mercado que parece destinado a seguir os passos do Dragão, apenas uma década adiante ou menos. Em resumo, o fato é o seguinte: os chineses pensam que têm o que é preciso para aplicar a receita na Índia. E é desta consciência que nasceu a MG Comet, um carro compacto que quer se tornar um best-seller em Nova Delhi e arredores.
O MG Comet é produzido e vendido na Índia pela MG Motor India, uma fabricante de automóveis que - como podemos adivinhar - está ligada à MG e, portanto, à SAIC Motors, que é proprietária da MG. Não é um modelo novo, mas deriva doa Wuling Air EV, da qual difere principalmente nos diferentes emblemas no capô.
E talvez outro ilustre Wuling queira seguir seus passos: o HongGuang Mini EV, que foi o carro com emissão zero mais vendido no mundo em 2020.
O MG Comet está programado para estrear como o menor carro elétrico à venda no país. O modelo está disponível em duas variantes: distância entre eixos curta, com um comprimento total de 2,6 metros, e distância entre eixos longa (por assim dizer), que chega a 2,97 metros. As duas variantes pesam, respectivamente, 760 e 860 kg.
O carro, que é projetado principalmente para o transporte urbano, tem um preço inicial de cerca de 11.500 euros (R$ 63.500). E apesar de ser um 'elétrico popular', tem uma sensação quase premium, dada a presença de uma tela central de 10"25" e um sistema de informação e entretenimento bastante avançado capaz de 'conversar' com aplicativos.
No que diz respeito ao powertrain, o MG Comet é impulsionado por um motor elétrico de 68 cv alimentado por uma bateria fornecida pela Tata AutoComp (uma subsidiária da Tata Motors) de cerca de 20-25 kWh que garante um alcance de até 300 km. O carro, que surpreendentemente é compatível com sistemas de carga rápida, atinge uma velocidade máxima de 100 km/h.
Além de seu significado comercial, o MG Comet também é importante por outro motivo. É o primeiro carro da joint venture SGMW (SAIC, General Motors e Wuling) a ser vendido fora da China. Ele o faz com o apoio da MG India, nascida do desejo da MG de explorar o mercado indiano com uma operação de expansão que custará US$ 650 milhões.
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