Desde que começou a apostar nos carros híbridos plug-in e 100% elétricos a Volvo vem trabalhando para expandir os postos de recarga no Brasil, sendo que o último anúncio veio no final de junho do ano passado, ocasião em que prometeu a instalação de 13 postos de recarga rápida espalhados por Minas Gerais e São Paulo. Agora eis a segunda fase de expansão de eletropostos da Volvo em outros estados do país.
O Brasil ainda está caminhando em questão de infraestrutura para carregamento de veículos elétricos, mas não tem como negar que essa rede de postos de recarga está crescendo conforme o passar dos anos e o aumento nas vendas de carros eletrificados (híbridos plug-in e elétricos) no mercado nacional. No anúncio desta segunda-feira (13) a Volvo trouxe alguns dados que mostram o cenário atual, onde pelo país temos 1.000 carregadores AC de conveniência urbana, ou seja, aqueles localizados em supermercados, shoppings, concessionárias, entre outros.
A infraestrutura da Volvo em si passa por mais de 43 carregadores DC nas concessionárias da marca, bem como outros 13 pontos de recarga DC localizado em rodovias em Cajati (SP) - Rod. Regis Bittencourt, São Sebastião (SP) - Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, Botucatu (SP) - Rod. Marechal Rondon, São Carlos (SP) - Rod. Washington Luiz, Oliveira (MG) - Rod. Fernão Dias, Pouso Alegre (MG) - Rod. Fernão Dias, Penápolis (SP) - Rod. Marechal Rondon, Avaré (SP) - Rod. Castelo Branco, Ubatuba (SP) - Rod. Tamoios, Taubaté (SP) - Rod. Ayrton Senna, Cubatão (SP) - Rod. Imigrantes, Jacareí (SP) - Rod. Pres. Dutra e Leme (SP) - Rod. Anhanguera.
Nesta segunda fase, os eletropostos da Volvo agregam outros estados fora do eixo São Paulo-Minas. Com isso, estão previstos pontos de recarga nas cidades de Angra dos Reis, Cabio Frio e Paraty (RJ); em Imbaú (PR), Balneário Camboriú e São José (SC); em Anápolis e Campo Alegre de Goiás (GO), além de Rondonópolis e Nova Mutum (MT). Minas Gerais ganhará ainda mais postos nos municípios de Juiz de Fora e Matipó, idem para São Paulo, que receberá pontos de recarga também em Marília, Penápolis e Castilho. A Volvo não revelou uma data de quando será atingida esta expansão
Embora não tenha revelado, é muito provável que todos estes eletropostos da Volvo sejam de recarga rápida de 150 Kwh, como os outros 13 postos anunciados na fase anterior da expansão. São carregadores de 150 kWh, capazes de carregar a bateria de um Volvo XC40 Recharge até 80% em 40 minutos. Eles têm duas tomadas, com funcionamento gratuito e monitoramento 24 horas, garantindo que sempre estarão disponíveis. Assim como outras estações da marca, esses eletropostos poderão ser encontrados no Waze ao buscar por “Eletroposto Carga Rápida Volvo”.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil