O Kia EV9 teve as primeiras fotos oficiais divulgadas. Conforme prometido, a Kia revelou seu grande SUV elétrico com três fileiras de assentos. Enquanto a parte externa é fiel ao estudo de design EV9 Concept, o interior é familiar aos elétricos da linha Kia/Hyundai - aqui a versão de produção difere significativamente do estudo.
E como já vimos no conceito, o design externo de linhas angulares permanece futurista neste modelo de produção. No local da grade frontal, o EV9 tem apenas uma superfície monocromática. A assinatura de luz consiste em uma linha com duas dobras, mas nada das luzes semelhantes a pixels aparece aqui.
Visto de lado, o estilo quadradinho salta aos olhos, caracterizado pelos recortes angulares das rodas, teto 'flutuante', maçanetas embutidas; a traseira tem uma queda quase vertical. Entre as rodas há uma soleira com elementos de design pretos que fazem o carro parecer menos volumoso. Por baixo, uma linha cromada indica visualmente um estribo.
As imagens mostram retrovisores externos convencionais; os espelhos retrovisores internos baseados em câmera, como no estudo, provavelmente estarão disponíveis como opcional, a exemplo dos modelos Genesis GV60 e Hyundai Ioniq 5, que são baseados na mesma plataforma (E-GMP). Na traseira, há também lanternas independentes, que consistem em três linhas e uma proteção na parte inferior do para-choque.
Em contraste com o exterior arrojado, o interior é mais familiar aos modelos Kia/Hyundai elétricos. A exemplo de outros modelos baseados na arquitetura E-GMP, existem duas telas de 12,3 polegadas no modo paisagem, que estão dispostas lado a lado. O volante é um pouco angular e o seletor de condução (P, N, R e D) aparentemente não é ativado através de um mostrador na console central, mas através de interruptores no canto inferior direito do volante.
A cabine oferece três fileiras com um total de seis assentos. Também pode haver uma variante de sete lugares com duas linhas de três lugares na parte traseira. Em todo caso, as fotos mostram dois assentos individuais na segunda fila. Estes podem aparentemente ser giratórios, tornando possível um grupo de assentos de quatro lugares.
A Kia ainda não divulgou nenhuma informação sobre os motores elétricos e dimensões. No caso, o conceito EV9 tinha 4,93 metros de comprimento e 1,79 metro de altura. A distância entre eixos era de 3,10 metros e, portanto, dez centímetros maior que o Ioniq 5.
A autonomia máxima deve ser de até 540 quilômetros. Se a bateria de 77 kWh é suficiente para isso, ainda temos dúvidas, porque mesmo a versão mais capaz do Kia EV6 vai a 528 quilômetros. Portanto, ou o alcance é menor ou a bateria é maior.
Tal como acontece com os modelos irmãos, provavelmente haverá tração traseira e integral. É provável que a potência do powertrain elétrico seja 150 e 300 kW. Os dados e especificações serão revelados no final do mês, enquanto a chegada ao mercado do Kia EV9 está programada para 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia EV5 e EV9 são apresentados no Brasil pela 1ª vez; estreia será em 2024
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Em breve no Brasil, Kia EV9 é sucesso com mais de 50 mil unidades vendidas