A Audi está trabalhando no sucessor do A3, um carro elétrico que deverá se chamar A2 e-tron e está programado para chegar ao mercado antes de 2027 como o elétrico mais acessível da marca das quatro argolas.
Quem confirmou a informação foi o CTO da Audi, Oliver Hoffman. O executivo disse que a Audi substituirá o atual A3 por um hatchback 100% elétrico.
"Comunicamos hoje que ofereceremos um carro abaixo do Q4. [Será] comparável ao A3"
O Audi A2 e-tron será um carro elétrico compacto, e irá compartilhar a plataforma e os fundamentos com o Volkswagen ID.2, que será o 'Golf elétrico', também previsto para ser lançado em 2025.
Da mesma forma que o ID.2 dará origem a um Golf elétrico menor em comprimento que o Golf da geração atual, o A2 e-tron também será um 'A3 elétrico' menor: estamos falando de algo em torno dos 4,05 metros de comprimento do conceito ID.2all. No entanto, graças à modernidade da plataforma elétrica e menor quantidade de componentes, o espaço interno será mais bem aproveitado.
Destaque para um grande porta-malas de 440 litros e recursos como carregamento rápido em 20 minutos (10 a 80%), sistema de condução semiautônoma Travel Assist, faróis LED Matrix opcionais, Park Asisst Plus com função de memória e bancos elétricos com massagem.
Volkswagen ID.2all
E diferentemente dos conceitos Cupra UrbanRebel e VW ID. 2all, cujas versões finais poderiam ser chamadas de Raval e ID. Golf, é improvável que o A2 e-tron tenha uma versão de entrada com baterias LFP (lítio-ferrofosfato), devendo a Audi optar por pacotes NCM (níquel, cobalto, manganês) de 57 kWh, que proporcionará uma autonomia de aproximadamente 450 km WLTP.
O anúncio deste carro elétrico, que será o modelo de entrada da Audi, se dá em meio a um processo de aceleração das metas de transição energética da marca. Vale lembrar que a Audi já anunciou que todas as suas fábricas no mundo estarão prontas para fabricarem veículos elétricos em 2029, sendo que os modelos com motores a combustão serão aposentados definitivamente em 2033.
A Audi planeja lançar um veículo totalmente elétrico em cada segmento de mercado até 2027, incluindo o referido modelo de entrada que ficará posicionado abaixo do atual Q4 e-tron. Até 2025, pretende estrear pelo menos 10 novos carros elétricos de um total de 20 lançamentos.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris