Novo CEO da Toyota quer priorizar o hidrogênio sobre os carros elétricos
Sem hidrogênio, a neutralidade de carbono não pode ser alcançada. É assim que o novo número 1 fala sobre a estratégia da montadora
O novo CEO da Toyota, Koji Sato, acredita que o hidrogênio é o caminho a seguir quando se trata de neutralidade de carbono. Enquanto praticamente todas as outras montadoras do planeta estão se concentrando principalmente em veículos elétricos a bateria, Sato avalia que o hidrogênio será a espinha dorsal do futuro da marca japonesa.
Falando em uma corrida de resistência em 18 de março, Sato deu um esboço do que ele pretende fazer quando assumir o cargo de CEO da Toyota em 2 semanas. Ele mencionou a importância de explorar soluções não-BEV (via Automotive News):
"Queremos garantir que o hidrogênio continue sendo uma opção viável. Precisamos de uma cadeia de abastecimento de produção e transporte. A menos que vejamos evolução ali, não podemos esperar um aumento de volume no uso da energia."
Célula de combustível a hidrogênio
No entanto, Sato não está descartando os carros elétricos a bateria (BEV). Ele acredita que eles também desempenharão um papel crucial no futuro da Toyota ao lado de veículos híbridos e a hidrogênio:
"Estamos fazendo esforços de pleno direito em tudo. É importante permanecer flexível, a fim de adaptar produtos e energias a diferentes necessidades neutras em carbono em diferentes mercados".
A única opção de hidrogênio da Toyota, o Mirai, tem sido um sucesso misto até agora. Nos EUA, o Mirai é vendido exclusivamente na Califórnia, já que nenhum outro estado tem a infraestrutura de abastecimento necessária.
Atualizado para 2020, o Mirai de segunda geração é um sedã elegante - não um Prius adaptado como o modelo original. Ele agora começa em US$ 50.595 (costumava ser mais próximo de US$ 60 mil) e tem um alcance de até 650 km. Ainda assim, apenas 2.094 Mirais foram vendidos nos EUA em 2022.
Enquanto isso, a Toyota só tem um veículo elétrico a bateria à venda nos Estados Unidos, o bZ4X. A marca realmente tem uma linha substancial de BEVs na China, incluindo o bZ3 de US$ 27.000. No entanto, os americanos têm que se contentar com o bZ4X, um SUV elétrico de US$ 42.000 que tem alcance e tecnologia lutando para igualar rivais como o Tesla Model Y.
Toyota bZ3 sedã elétrico
No Brasil, a Toyota vende apenas modelos híbridos e híbridos flex, informando que os veículos elétricos virão no futuro, quando houver uma infraestrutura mais consolidada para eles. No entanto, a montadora japonesa já mostrou por aqui suas diferentes tecnologias de propulsão, incluindo o Mirai a hidrogênio, além de modelos HEV, PHEV e BEV.
Fonte: Automotive News
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