Este é o novo Ford Explorer EV, o primeiro veículo elétrico da marca norte-americana baseado na plataforma MEB da Volkswagen. Revelado em fotos oficiais pela primeira vez, o SUV elétrico estará à venda na Europa até o final do ano em duas versões de acabamento e opções de propulsão com tração traseira ou integral.
E apesar do nome Explorer, este novo SUV elétrico não tem nada a ver com o atual Explorer híbrido ou híbrido plug-in vendido em vários mercados internacionais, que, inclusive, chegou a ser prometido para o Brasil no passado.
Pensado para a Europa, o Ford Explorer EV, além de ter sido o primeiro Ford baseado na arquitetura MEB, também é o primeiro veículo elétrico de passageiros da marca produzido na Europa, na nova fábrica de veículos elétricos da Ford em Colônia, na Alemanha.
Medindo 4,50 metros de comprimento e com capacidade para 5 ocupantes, o Explorer EV é um pouco mais curto que o primo Volkswagen ID.4. O design chama a atenção por ser diferente do que estamos acostumados a ver na Ford.
No geral, é um SUV de aparência robusta e moderna, se destacando pelos faróis envolventes e interligados por um elemento com pintura brilhante, com a grade lisa que abriga o logotipo logo abaixo. O para-choque tem poucos detalhes e vincos discretos nos cantos inferiores.
Visto de lado, o destaque são as rodas aerodinâmicas (aro 19, 20 e 21") e, principalmente, a coluna C bem larga com acabamento preto e a linha de cintura ascendente. A traseira possui um spoiler no teto e um estilo visual que 'conversa' com a dianteira, com lanternas verticais que se interligam, a exemplo dos faróis.
No interior, o Explorer elétrico traz um design moderno, com destaque para a tela da central Ford Sync Move de 15" na posição vertical que pode ser suavemente levantada e abaixada. O quadro de instrumentos digital flutuante tem 5" e inclui dados de condução, níveis de carga da bateria e status de assistência ao motorista.
A lista de itens de série inclui acesso sem chave, controle climático de duas zonas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos dianteiros totalmente novos com encostos de cabeça integrados, iluminação ambiente de 10 cores, console central sob o apoio de braço, compartimento para dois smartphones com carregador sem fio sob a tela central, porta-copos removíveis, uma área de armazenamento inferior e muito mais.
O SUV elétrico também está equipado com 12 sensores ultrassônicos, cinco câmeras e três dispositivos de radar que, coletivamente, podem monitorar 360 graus ao redor do veículo para permitir uma variedade de sistemas de assistência ao motorista.
O porta-malas tem 450 litros (1.400 litros com os bancos rebatidos) e oferece uma prateleira integrada que se move com a porta traseira para facilitar o acesso - isso é cerca de 100 litros a menos que no ID.4. O piso da bagageiro pode ser abaixado para o espaço máximo de carga ou elevado para criar uma plataforma de fácil acesso para itens mais volumosos e uma área de armazenamento inferior oculta.
A Ford ainda não divulgou todos os detalhes sobre os motores elétricos. A montadora diz que o Explorer EV oferece opções de tração traseira e tração nas quatro rodas "responsivas e refinadas" que oferecerão tempos de carregamento rápidos DC de 10% a 80%, o que permitirá recarga em 25 minutos pela porta de recarga no paralama traseiro - nenhuma informação sobre autonomia foi revelada.
O novo Ford Explorer elétrico será vendido em algum momento de 2023 na Europa em duas versões (Explorer e Explorer Premium) e com preço inicial indicado abaixo de 45.000 euros (R$ 254.000). Isso quer dizer que ele custará bem menos que o Mustang Mach-E, que parte 62.900 euros (R$ 355.000) na Alemanha.
Esta estreia faz parte do plano da Ford para lançar 9 veículos totalmente elétricos na Europa até 2024, incluindo um segundo modelo baseado na plataforma MEB que entrará em produção em Colônia (Alemanha) a partir de meados de 2024 e o Puma EV que será fabricado em Craiova, Romênia, a partir do mesmo ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos