A CATL iniciou oficialmente a produção da sua nova bateria Qilin. Trata-se de uma unidade de alta densidade energética que promete entregar uma autonomia de até 1.000 quilômetros. Ao menos, é o que a empresa diz, assim como fontes chinesas próximas de uma das maiores fabricantes de baterias do mundo.
A bateria Qilin deve fazer a sua estreia na Zeekr 009, uma minivan gigante da marca premium da Geely, que começou a ser produzida em janeiro e será entregue aos clientes no final de 2023.
A bateria Qilin é, de certa forma, revolucionária. Não porque introduz novas tecnologias ou soluções técnicas, e sim por representar o "estado da arte" das baterias atuais de íon-lítio. Basta dizer que, segundo o que a CATL declara, a Qilin tem uma densidade de 255 Wh/kg, que é ainda maior do que as células cilindricas da Tesla, que tem cerca de 244 Wh/kg.
Este nível de performance é garantido por uma arquitetura otimizada nos mínimos detalhes para garantir uma porcentagem de material ativo de 72% em relação ao volume. É um recorde entre as baterias que foi alcançado graças à uma série de cuidados. Por exemplo, ao buscar formas de compartilhar alguns componentes entre vários elementos dentro da bateria, os engenheiros chineses conseguiram aumentar a capacidade energética em 6%.
Outro dado surpreendente da nova bateria da CATL é o seu tempo de recarga. A empresa diz que uma carga de 10% a 80% leva somente 10 minutos - desde que esteja usando a versão mais cara, de íon-lítio.
O design particular deste conjunto de baterias também é capaz de usar células de lítio-ferro-fosfato (LFP), que tem uma performance pior, mas também com um custo de produção mais baixo. A CATL atualmente produz uma que tem uma densidade energética de 160 Wh/kg.
Embora faça sua estreia em um carro da Zeekr, não será usada somente pela marca de luxo da Geely. A CATL já tem um acordo para fornecer as baterias Qilin para a Li Auto, uma startup chinesa criada em 2015 que produz somente carros elétricos. Fabricantes ocidentais como Honda e Mercedes-Benz já anunciaram parcerias para usar as baterias da CATL, então não seria estranho ver a nova tecnologia nestas marcas no futuro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ciclo de vida de baterias para carros elétricos: da produção à reciclagem