A Kia revelou mais informações sobre seu novo SUV elétrico Kia EV9, incluindo as primeiras especificações, dimensões e recursos do trem de força. Após uma prévia do design há duas semanas, chegou a momento dos primeiros dados oficiais.
Baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da empresa-mãe Hyundai Motor Group, o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da Kia apresenta três configurações de powertrain com tecnologia de bateria de quarta geração.
O modelo base é o EV9 RWD Standard, que possui uma bateria de 76,1 kWh que alimenta um motor elétrico que fornece 160 kW (218 cv de potência) e 350 Nm de torque. Nesta configuração, o SUV elétrico acelera de 0-100 km/h em 8,2 segundos, de acordo com dados preliminares.
Para aqueles que se preocupam mais com o alcance do que com o desempenho, o modelo Kia EV9 RWD Long Range possui uma bateria de 99,8 kWh e um motor de 150 kW (204 cv) para um tempo de 0-100 km de 9,4 segundos e um alcance estimado de mais de 541 km no ciclo WLTP quando equipado com rodas de 19 polegadas.
A grande bateria também alimenta o EV9 AWD, que possui dois motores elétricos que, juntos, fornecem 283 kW (384 cv) e um torque combinado de 600 Nm. Nesta configuração, o SUV elétrico arranca de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos.
Se isso não for rápido o suficiente, o recurso opcional Boost reduz o tempo de aceleração para 5,3 segundos. Disponível para compra posterior na Kia Connect Store, a funcionalidade Boost aumenta o torque combinado para 700 Nm.
A Kia não revelou o alcance alvo para os modelos EV9 RWD Standard e EV9 AWD, mas disse que o sistema de carregamento ultrarrápido de 800 volts adiciona 238 km de alcance em aproximadamente 15 minutos.
Tal como acontece com outros veículos na plataforma E-GMP, o Kia EV9 também vem com a funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) através de sua Unidade de Controle de Carregamento Integrado (ICCU), permitindo até 3,68 kW de energia para os usuários carregarem laptops ou usarem equipamentos de acampamento, entre outras coisas.
O principal destaque tecnológico para o EV9 é o sistema Highway Driving Pilot (HDP), que permitirá a condução autônoma condicional de Nível 3 em mercados selecionados, onde as condições permitam. Graças a 15 sensores, incluindo dois Lidars, o HDP será capaz de procurar e detectar objetos em um campo de visão completo de 360 graus para evitar possíveis colisões. O HDP estará disponível no modelo EV9 GT-Line no futuro.
O EV9 também apresenta a Kia Connect Store mencionada anteriormente, que permite que os clientes comprem recursos e serviços digitais sob demanda. Isso permitirá que eles atualizem continuamente a capacidade do EV9 com atualizações over-the-air (OTA) a qualquer momento.
Por exemplo, a tecnologia "Digital Pattern Lighting Grille" do EV9 GT-Line pode ser aprimorada com a adição do recurso "Lighting Pattern". O Remote Smart Parking Assist 2 (RSPA 2) da Kia também é oferecido como um recurso digital, assim como a transmissão de conteúdo através do sistema de Áudio Visual, Navegação e Telemática (AVNT) do veículo.
O EV9 também vem com a Digital Key 2 da Kia, que utiliza a tecnologia Ultra-Wide Band (UWB), permitindo que os usuários abram e liguem o carro usando o smartphone, mesmo quando a chave está no bolso ou na bolsa.
Em termos de tamanho, o EV9 é quase idêntico ao Kia Telluride vendido nos EUA, medindo 5.010 mm de comprimento, 1.980 mm de largura e 1.755 mm de altura. A única diferença significativa diz respeito à distância entre eixos, que é quase 8" mais longa para o EV9 com 3.100 mm.
As dimensões generosas se traduzem em um interior espaçoso que oferece três fileiras de assentos com configurações de seis e sete lugares. O Kia EV9 oferece quatro opções de assentos na segunda fila, incluindo bancos de 3 lugares, do tipo básico, do tipo relaxamento (os bancos da primeira e segunda fileiras se reclinam juntos quando o SUV está carregando) e assentos independentes de dois lugares do tipo giratório (eles giram 180 graus para enfrentar a terceira fila).
A Kia diz que o EV9 tem um coeficiente aerodinâmico de 0,28, alcançado através da implementação de recursos avançados, como uma cobertura sob a carroceria esculpida em 3D, rodas aerodinâmicas (19, 20 e 21 polegadas) e cortinas de ar inovadoras integradas ao para-choque dianteiro.
Além do modelo padrão revelado no início deste mês, o Kia EV9 também oferecerá um acabamento GT-Line com ajustes de estilo mais esportivos, como para-choques distintos, rodas e rack de teto, bem como uma paleta de cores exclusiva.
O EV9 fará sua estreia pública no Seoul Mobility Show 2023 no final deste mês, seguido por uma estreia norte-americana no Salão de Nova York no início de abril.
A Kia abrirá pré-encomendas para o mercado coreano no segundo trimestre de 2023, com vendas a partir do segundo semestre do ano em mercados globais selecionados. Os preços serão anunciados mais adiante.
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Kia EV5 e EV9 são apresentados no Brasil pela 1ª vez; estreia será em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Em breve no Brasil, Kia EV9 é sucesso com mais de 50 mil unidades vendidas