Vários manifestantes anti-Giga Berlin atacaram uma loja Tesla no centro de Berlim no início desta semana. O motivo do protesto foi aparentemente os elevados níveis de consumo de água da Giga Berlin. A destruição de uma floresta local para dar lugar à Giga Berlin foi aparentemente outra razão.
Os manifestantes atiraram bombas de tinta contra o exterior da loja e também afixaram cartazes com mensagens anti-Tesla nas suas paredes. Um dos cartazes dizia "Driving For A Dead Planet" - um mote ao custo ambiental de produzir um veículo elétrico de íons de lítio.
Os manifestantes exigiram um aumento do financiamento dos transportes públicos. Em oposição a apoiar Tesla, pediram ao governo alemão que em vez disso oferecesse "transportes públicos bem desenvolvidos e gratuitos para todos em Berlim e Brandeburgo". Emitiram também a seguinte declaração (via Teslarati):
"As repetidas violações ambientais da empresa americana durante a construção e expansão da gigafábrica em #Grünheide e o roubo do valioso #Wasser |s na nossa região são criminosos... Neocolonialismo durante #Lithium mineração no Deserto do Atacama em #Chile destrói os meios de subsistência das pessoas nas áreas assistidas. Chega de litros de água para Tesla"!
Giga Berlin está em funcionamento desde Março de 2022 e produz atualmente mais de 4.000 unidades do Model Y por semana. À medida que as fábricas de automóveis surgem, é relativamente sustentável, com boa parte de sua energia proveniente da energia solar e eólica. Também não utiliza tanta água dado o seu tamanho gigantesco, apesar do que os manifestantes de Berlim afirmam.
Além disso, uma reportagem recente afirmou que a Tesla não necessitaria de água extra quando a produção de Giga Berlim duplicasse. A apuração afirma que o fabricante de automóveis será capaz de utilizar o mesmo consumo de água que utiliza atualmente ao produzir 1 milhão de veículos elétricos por ano.
Fonte: Teslarati
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
"Ele não sabe fazer baterias": diretor da CATL critica Elon Musk
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
México está perguntando onde foi parar sua gigafábrica da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Tesla no Brasil? Como Trump pode impactar o futuro dos elétricos no país