A eletrificação das motocicletas deu origem a uma série de novos protótipos empolgantes que, lenta mas seguramente, pavimentam o futuro da mobilidade sobre duas rodas.
A incorporação de elementos de estilo únicos, bem como os avanços no design, podem em breve dar origem a todos os tipos de novas motocicletas, algumas das quais nem sequer tínhamos sonhado antes.
Tomemos, por exemplo, o conceito Athena, uma motocicleta elétrica que muda de forma, desenvolvida pelo designer industrial Zhengxuan Xie, que a desenhou como seu projeto de graduação do Royal College of Art, em Londres. A ideia gira em torno do conceito "Power Inside" e é projetada para capacitar pilotos de todos os tamanhos a pilotar.
O segredo está na capacidade da Athena de mudar de forma, mais especificamente, na capacidade da moto de ajustar a altura do assento. O fator determinante desta máquina é que ela é acessível a pessoas de baixa estatura e, ao mesmo tempo, fornece o mesmo nível de desempenho que outras motos elétricas.
Essencialmente, de acordo com o designer, o motociclista tem a capacidade de definir as dimensões da bicicleta, desde que esteja dentro do escopo da ajustabilidade da própria máquina.
Olhando para o design do Athena, é claramente um conceito futurista que possivelmente está a anos, ou mesmo décadas, de se tornar uma realidade. No entanto, ele pinta uma imagem interessante de como o futuro da motocicleta poderia ser. A incorporação de materiais translúcidos na carenagem da moto confere-lhe uma personalidade multifacetada.
Como Zhengxuan Xie explicou, "o material translúcido permite que os usuários sintam a força do contorno externo da bicicleta à distância e, quando você se aproxima dele, pode ver a estrutura mecânica mais para sentir a potência interna do veículo".
Propriedades de mudança de forma e tecnologia futurista à parte, Xie imagina Athena como uma máquina bastante poderosa. Na verdade, ele chegou ao ponto de apresentar as especificações teóricas da moto.
Especificamente, ele explicou que a moto elétrica será alimentada por uma bateria com uma capacidade de 17,7 kWh, que fornecerá energia a um motor elétrico com um torque máximo imediato de 86,6 kgfm. Você pode imaginar uma motocicleta como essa na rua? Seria um sucesso!
Fonte: Autoevolution, Tuvie
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Yamaha Neo's Connected: 1ª scooter elétrica da marca é apresentada no Brasil
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Mais motos híbridas estão a caminho e a origem é a Índia
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
BYD faz parceria para impulsionar revolução de motos elétricas na África
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Yamaha registra patente de moto elétrica com embreagem para o motocross