Os centros de carregamento Audi, as modernas estações de carregamento inauguradas pela montadora alemã de automóveis (e disponíveis para todos os carros elétricos e híbridos plug-in, mesmo que não sejam da marca) em Nuremberg e Zurique, estão se espalhando. A nova cidade para acolher as instalações é Berlim, no distrito central de Prenzlauer Berg.
Aqui, são instalados quatro pontos de recarga com potências de até 320 kW para um rápido "enchimento" antes de seguir viagem.
O terceiro centro de carregamento está localizado ao lado da FrischeParadies, o maior mercado de delicatessen da Alemanha, que é também um parceiro Audi. As duas instalações compartilham a linha de abastecimento, com o centro armazenando energia nos seus próprios acumuladores de modo que as necessidades de eletricidade do mercado são baixas.
Hub de carregamento Audi em Berlim
A gestão inteligente dos fluxos de eletricidade permitem assim uma utilização eficiente da infraestrutura, sendo o armazenamento efetuado com baterias de automóveis que atingiram a sua segunda vida útil e são capazes de absorver até 1,05 MWh de energia.
Os números comunicados pela Audi sobre os outros dois centros de carregamento sugerem que as novas instalações de Berlim também terão uma base de clientes bastante fiel.
Desde dezembro de 2021, os seis centros de carregamento em Nuremberg têm sido utilizadas regularmente por 70% dos seus clientes, que têm sido capazes de se entreterem enquanto esperam numa sala de 200 metros quadrados. No total, foram atingidos 10.000 clientes em janeiro de 2023, com uma procura de recarga também elevada em Zurique.
Está prevista a abertura de um hub adicional em Salzburgo até maio de 2023, que será seguido por um em Munique. Estas instalações não terão lounge e serão construídas com empresas parceiras para reunir experiência e dados e expandir ainda mais o serviço em 2024.
Nós conhecemos o Audi Charging Hub pessoalmente. O local chamou a atenção por ser totalmente sustentável e de rápida instalação, utilizando energia verde aproveitando a segunda vida das baterias. Como dito, é um diferencial para clientes da Audi e têm o potencial de conquistar novos clientes para marca, principalmente pelo test-drive.
Outro destaque é a integração de serviços, como o delivery de supermercado, lavagem dos carros entre outros. Atende quem mora perto, que está em viagem e quem consegue se programar para fazer uma reunião, por exemplo, no lounge da marca.
A Audi conseguiu pensar e aplicar na prática muitos conceitos e teorias em um só lugar. Hoje o tempo de carregamento é de 20 a 30 minutos, mas isso pode diminuir ainda mais no futuro. Atualmente, é a melhor infraestrutura de recarga que já visitamos. Tomara que se espalhe pelo mundo, o que já parece estar começando a acontecer.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Impressões Audi Q6 e-tron: trunfo para iniciar nova era de carros elétricos
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Audi A2 E-tron: o restomod perfeito para o futuro elétrico
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Novo Audi A3 híbrido plug-in: 143 km de alcance elétrico e recarga rápida
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Audi confirma: novo Q6 e-tron Sportback estará no Salão de Paris